“Uma cidade, um sabor, uma paisagem – as belezas de Heze podem ser saboreadas!” Neste outono, as sobremesas culturais inspiradas nas peônias herbáceas e peônias lenhosas – “Flor de Peônia Cao Zhou” e “Bolo das Oito Paisagens de Cao Zhou” – tornaram-se uma sensação na internet, transformando-se em “fenômenos culturais” disputados por turistas. Essas obras de arte gastronômicas não apenas revitalizam a cultura milenar das flores, mas também fazem o cartão postal turístico de Heze fragrância difundir-se por todos os lados.

Em Heze, “comer” deixou de ser um simples sustento para tornar-se uma jornada cultural na ponta da língua. Os bolos com tema das “Oito Paisagens de Cao Zhou” utilizam tecnologia 3D para miniaturizar marcos como o Grande Teatro de Heze e a Alma da Flor Nacional em obras de arte do tamanho de uma palma da mão, combinados com recheios especiais de variedades nobres de peônias como ‘Yao Huang’ e ‘Wei Zi’, realizando “um sabor para cada paisagem”. A Massa Folhada de Peônia Cao Zhou é inteiramente artesanal – nas mãos dos mestres confeiteiros, através de técnicas de enrolar, modelar e esculpir, tomam forma as massas folhadas que capturam desde botões prestes a desabrochar até flores em plena floração.
Heze responde por 60% da produção nacional anual de peônias herbáceas de corte fresco. Através do modelo “ingredientes regionais + técnicas tradicionais”, Heze está levando o patrimônio cultural imaterial das vitrines para o mercado. Essa “memória cultural comestível” é uma vívida prática da integração entre cultura e turismo, transformando a gastronomia em um novo veículo de disseminação cultural. Da Massa Folhada de Peônia Cao Zhou às atuais Massas Florais, Heze está usando a “comida” como meio para fazer a cidade milenar das flores desabrochar em um “sabor cultural” ainda mais radiante. No futuro, esta “Capital Chinesa das Peônias” continuará a transmitir suas emoções através dos sabores, fazendo com que mais pessoas se apaixonem por Heze enquanto seus sabores permanecem nos lábios!













