Onde as peônias desabrocham, uma indústria prospera

Heze transforma a tradição das peônias em força motriz para o desenvolvimento rural, unindo cultura, indústria e inovação em torno da flor símbolo de prosperidade

(Foto: Reprodução/ Heze)

Em abril, as terras de Heze (antiga “Caozhou”) despertam na primavera, e as peônias desabrocham em sequência, exibindo sua majestosa beleza. Conhecidas como a “rainha das flores”, as peônias simbolizam riqueza e prosperidade. Hoje, essa flor milenar assume uma nova identidade como “coroa da indústria”, ganhando vitalidade no contexto da revitalização rural e do consumo em ascensão. Do valor ornamental tradicional ao desenvolvimento de uma cadeia industrial moderna, a economia da peônia está compondo uma sinfonia de progresso: “flores que impulsionam negócios, cadeias que agregam valor”. Surgem assim clusters industriais que abrangem alimentos, cosméticos, produtos culturais e turismo. Em Heze, a indústria especializada em torno do “IP da peônia” tornou-se um novo motor para aumentar a renda local e impulsionar o desenvolvimento rural.

A modernização da indústria de peônia decorre de uma profunda exploração da “economia das flores”. Em Heze, peônias não são apenas para fins ornamentais, mas suas raízes podem ser usadas para fins medicinais, sementes podem ser usadas para extração de óleo, estames podem ser usados para fazer chá e pétalas podem ser usadas para extração de orvalho. Os numerosos produtos característicos derivados das peônias construíram um formato completo da cadeia industrial, transformando com sucesso a “flor da riqueza e prosperidade” na “flor da indústria”.

Como uma metrópole cultural, Heze está comprometida em explorar os valores históricos, culturais e sociais do patrimônio cultural intangível e artesanato popular, com foco no “PI da peônia” e promovendo a integração industrial. Nos últimos anos, empresas artesanais e oficinas de patrimônio cultural imaterial na cidade desenvolveram-se rapidamente, transformando “habilidades na ponta dos dedos” em “economia na ponta dos dedos”, transformando recursos do patrimônio cultural imaterial em produtos e serviços característicos e acrescentando um novo impulso ao desenvolvimento econômico e social. A integração de inúmeras artes populares, como escultura em massa de peônia, pintura meticulosa, crochê e outros projetos de patrimônio cultural imaterial com elementos de peônia destaca a forte vitalidade do “Peony IP” e mostra o profundo patrimônio cultural de Heze.

(Foto: Reprodução/ Heze)

A fim de promover a integração profunda da agricultura, cultura e turismo, Heze adere ao conceito de “cinco modernizações”: popularização, mercantilização, industrialização, cultura humanística e internacionalização, integra elementos de processamento profundo de peônia, turismo cultural, caligrafia e pintura, e realiza eventos de alto padrão, como a Conferência Mundial das Povos e o Festival Internacional de Cultura e Turismo de Heze. Essas medidas aumentaram a visibilidade das peônias Heze e da cidade, estabeleceram a marca urbana “Capital Peony da China” e fortaleceram a influência da indústria peônia.

Ao implementar o projeto “Peony+”, a Heze aproveitou plenamente o valor das peônias e expandiu continuamente sua cadeia industrial. Atualmente, existem mais de 120 empresas de produção, processamento e exportação de peônia na cidade. A indústria de peônia dirige diretamente o emprego de mais de 100000 pessoas e indiretamente dirige cerca de 500000 pessoas. Até 2024, o valor total da produção chegará a 13 bilhões de yuans, e a “flor da riqueza e prosperidade” tornou-se a “flor da indústria” e “flor de enriquecer o povo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui