Nesta segunda-feira (26) completa o 10º aniversário do início do desenvolvimento coordenado na região de Pequim-Tianjin-Hebei na China.
Desde que o desenvolvimento coordenado foi proposto como estratégia nacional em 2014, a região tem feito avanços no desenvolvimento de alta qualidade, oferecendo a sabedoria chinesa sobre o futuro da governança de mega-urbanizações para o mundo.
Layout industrial otimizado
Em 2014, Pequim enfrentou desafios urbanos como desenvolvimento desequilibrado, inadequado e não coordenado. Esses problemas também afetaram a região mais ampla de Pequim-Tianjin-Hebei, já que os três locais – conhecidos como “Jing-Jin-Ji” -tinham níveis de desenvolvimento variados, apesar de serem vizinhos, e os recursos estavam altamente concentrados na capital.
No início de 2014, a China iniciou uma estratégia chave de coordenação do desenvolvimento da região para criar um modelo de desenvolvimento com uma estrutura econômica melhorada, um ambiente mais limpo e serviços públicos aprimorados.
Ma Qinghai, gerente geral da SMC Investment Management China, uma subsidiária do fabricante japonês de componentes pneumáticos SMC Corporation, disse que o Festival da Primavera deste ano foi cheio de antecipação e empolgação.
“Estamos nos preparando para a inauguração da tão esperada segunda fase de nossa planta em Tianjin”, disse Ma.
A SMC é beneficiária do desenvolvimento coordenado da região de Pequim-Tianjin-Hebei. Exatamente três décadas atrás, a empresa optou por se estabelecer na Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Pequim, otimista quanto ao enorme potencial de mercado da China. Em 2018, a SMC estabeleceu uma subempresa em Tianjin para auxiliar seu layout de expansão.
Três anos após o início das operações da planta de Tianjin, o valor de produção local da empresa já ultrapassou 1 bilhão de yuan (138,93 milhões de dólares americanos). A SMC até estabeleceu uma equipe de mercado adaptada à região de Pequim-Tianjin-Hebei e está considerando investir mais 500 milhões de yuan para construir um centro de inovação em Pequim, servindo toda a região da Ásia-Pacífico.
E a história da SMC não é única. Para aliviar Pequim de funções não essenciais ao seu papel como capital, muitas empresas em Pequim estenderam suas cadeias industriais centrais para Tianjin e Hebei, otimizando os layouts das cadeias de suprimentos e expandindo o mercado.
Em 2018, o empreendedor Hu Jianlong mudou sua empresa de inteligência artificial agrícola de Pequim para Tianjin. E, nos últimos cinco anos, o volume anual de pedidos da empresa aumentou de 1 milhão de yuan para 50 milhões de yuan.
“Temos políticas equiparáveis ao que as empresas desfrutam em Zhongguancun de Pequim, mas com custos menores”, disse Hu.
No processo de realocação de suas funções não essenciais, Pequim fechou mais de 3.000 empresas de manufatura e fechou ou atualizou quase mil mercados e centros logísticos na última década, disse Liu Bozheng, vice-diretor do escritório de Pequim que supervisiona a integração da região de Pequim-Tianjin-Hebei, em uma coletiva de imprensa na última quinta-feira (22).
Indicando um crescimento de alta qualidade, a proporção de novas entidades empresariais de Pequim em indústrias de ponta abrangendo tecnologia, comércio, cultura e informação entre todas aumentou para 66,1% em 2023, de 40,7% em 2013.
Com um layout industrial mais racional, a região de Pequim-Tianjin-Hebei viu seu produto interno bruto crescer 90% desde 2013, alcançando 10,4 trilhões de yuan em 2023, mostram dados oficiais.
Ma observou que, na última década ou mais, o mercado chinês contribuiu com metade do crescimento global da SMC.
“Continuaremos a expandir nosso layout e aproveitar as oportunidades e o ímpeto da estratégia de desenvolvimento coordenado de Pequim-Tianjin-Hebei para elevar nosso desempenho a novas alturas”, disse Ma.
Visão para o futuro
A característica mais importante da estratégia de desenvolvimento coordenado é que ela leva toda a região em consideração, observou Shi Xiaodong, presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Design da Cidade de Pequim.
Um distrito comercial italiano ao lado da estação de trem de alta velocidade em Wuqing, um distrito suburbano de Tianjin, testemunhou como os esforços colaborativos transformaram a região.
A estação Wuqing começou a operar em 2008, quando administrava apenas 12 viagens de trem por dia, disse Guo Junli, um funcionário local encarregado de promover o desenvolvimento do distrito comercial.
“Quando o distrito comercial italiano foi inaugurado em 2011, o número de trens que a estação administrava todos os dias cresceu para 22 e, depois, para 46. Hoje, todos os trens intercidades de fim de semana que viajam entre Pequim e Tianjin param em Wuqing, trazendo uma média de mais de 16 mil passageiros de Pequim para Wuqing todos os fins de semana. A estação Wuqing já foi expandida uma vez e está prestes a ser atualizada novamente, dado o fluxo de tráfego cada vez maior”, disse Guo.
“O mercado cresceu rapidamente com o aprofundamento gradual da integração regional. Recebemos mais de 12 milhões de visitantes em 2023, com mais de 70% vindo de Pequim ou Hebei”, disse Howard H. Li, presidente do conselho e CEO do Grupo Waitex, um dos principais investidores no distrito comercial.
A região de Pequim-Tianjin-Hebei agora tem mais de 11 mil quilômetros de ferrovias, um aumento de mais de 30% desde 2013, e quase 11mil quilômetros de rodovias, um aumento de mais de 40% desde 2013, trazendo conveniência para mais de 100 milhões de pessoas que vivem nas 13 cidades da região no nível de prefeitura e acima, todas incluídas na estratégia de desenvolvimento coordenado.
Vida urbana futurista
À medida que a integração regional se aprofunda, os residentes estão sendo apresentados a uma visão futurista da vida urbana.
O outrora intenso smog na região é quase uma memória distante, e Xiong’an, a “cidade do futuro” do país, está sendo construída em ritmo acelerado.
Em 1º de abril de 2017, a China anunciou planos para estabelecer a Nova Área de Xiong’an, cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Pequim, com o objetivo de construir a área de 1.770 quilômetros quadrados em uma cidade verde e inovadora e um modelo nacional de desenvolvimento de alta qualidade. Os urbanistas chineses preveem que, até o meio do século, Xiong’an será uma parte significativa do aglomerado Jing-Jin-Ji.
Em menos de sete anos, Xiong’an foi transformada de um projeto em realidade, com mais de 3.000 edifícios erguidos nas anteriormente áridas terras baixas e aldeias decadentes. Além disso, as empresas estatais administradas centralmente estabeleceram mais de 200 subsidiárias e diversas filiais na área.
“Ao dar pleno jogo às vantagens institucionais da China e combinar um governo eficaz com um mercado eficiente, os três locais estão explorando maneiras possíveis de enfrentar os gargalos do desenvolvimento urbano mundial, e o progresso alcançado é notável”, disse Liu Binglian, professor na Faculdade de Desenvolvimento Colaborativo de Pequim-Tianjin-Hebei da Universidade de Nankai.
À medida que os benefícios da integração regional gradualmente emergem, os esforços da China têm fornecido ideias novas para aglomerados de megacidades globais enfrentando o desafio cada vez mais significativo de buscar um desenvolvimento equitativo e sustentável.
“A coordenação reforçada através das fronteiras administrativas locais dentro dos territórios dos aglomerados traz consigo uma série de benefícios sociais, econômicos e de sustentabilidade — incluindo ganhos de produtividade de economias de aglomeração expandidas e ganhos de eficiência que apoiam o objetivo nacional de aumentar o consumo doméstico para alimentar o crescimento econômico futuro — lições que outros países podem aprender bem”, lê-se em um artigo de autoria de Stephen P. Groff, ex-vice-presidente do Banco Asiático de Desenvolvimento, e Stefan Rau, especialista sênior em desenvolvimento urbano no mesmo banco.