Novo embaixador da China chega no Brasil e diz que assumir a chefia é “grande privilégio”

Novo embaixador da China no Brasil foi recebido por diplomatas em sua chegada nesta sexta-feira. Zhu Qingqiao já trabalhou por mais de dez anos no país.

Desde fevereiro sem embaixador no Brasil, o novo embaixador sr. Zhu Qingqiao enfim chegou ao país na tarde desta sexta (9). Zhu foi recebido por diplomatas e um oficial do Itamaraty ao aterrizar no país.

Em carta divulgada pela embaixada, o novo chefe transmitiu seus votos para o próximo período. Zhu está habituado com as dinâmicas do Brasil, uma vez que, segundo ele próprio, foi testemunha da “ascensão desta potência emergente” em quase metade de seus mais de trinta anos de carreira diplomática.

Falante fluente de português, Zhu Qingqiao trabalhou na Embaixada da República Popular da China no Brasil por dois períodos diferentes. Começou em 1996, ficando até 2003. Em 2002, Zhu Qingqiao assumiu como primeiro secretário. Mais tarde, em 2009, o diplomata voltaria ao Brasil como encarregado de negócios, onde ocuparia o cargo até setembro de 2014.

Com uma carreira diplomática com foco nas pastas relacionadas à América Latina, Zhu foi designado para chefiar a embaixada chinesa do México em 2019, após trabalhar na prefeitura de Zhuhai, na província de Guangdong.

O novo embaixador assume às vésperas da diplomação do novo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que deverá ocorrer na próxima segunda-feira, dia 12. O novo embaixador saudou a Parceria Estratégica Global entre China e Brasil e se disse entusiasmado com a relação que “caminha para um novo estágio de desenvolvimento com um futuro promissor”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui