“A delegação russa desenvolveu uma apresentação detalhada dos planos de trabalho para 2024. De acordo com a decisão da cúpula de Joanesburgo, durante a presidência russa será dada atenção especial à integração orgânica dos novos membros do BRICS na arquitetura do sistema multilateral de cooperação”, afirmou.
Além disso, o país pretende trabalhar em novas modalidades de parcerias.
Ainda conforme o MRE, a Rússia coloca o objetivo de aumentar o papel dos Estados-membros do BRICS no sistema financeiro internacional, na cooperação interbancária, focada em negociações em moedas nacionais.
“Outras prioridades incluem o aumento da coordenação política externa no formato BRICS, principalmente nas principais plataformas internacionais, fortalecimento da interação sobre o combate ao terrorismo, lavagem de dinheiro, segurança da informação internacional, bem como devolução de bens obtidos por meios ilícitos”, adicionou.
De 30 de novembro a 3 de dezembro, na África do Sul, foi realizada a reunião final dos sherpas e sub-sherpas dos países do BRICS, sendo a Rússia representada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov.