Ministro Ernesto Araújo decide pedir demissão do cargo

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, decidiu pedir demissão do cargo. A informação foi repassada pelo próprio chanceler a seus subordinados.

Segundo fontes do Planalto, o chanceler e o presidente terão mais uma reunião. Ernesto disse a Bolsonaro que não quer ser um problema ao governo.

Com a saída de Araújo, o presidente decidiu convidar o embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, para ocupar a pasta. Serra é visto como uma pessoa mais “pragmática” que Ernesto Araújo, o que facilitaria a relação com países estratégicos como China e Estados Unidos.

O embaixador do Brasil em Washington (EUA), Nestor Forster, também é uma opção que que terá dificuldades de ser aceito pelo parlamento. O diplomata é alinhado a Araújo e próximo do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Forster também é próximo ao guru da direita Olavo de Carvalho, mas é considerado mais competente e hábil que o atual chanceler.

Auxiliares também sugeriram a Bolsonaro considerar o embaixador Carlos Alberto Franco França, atual assessor-chefe da Presidência. Antes de assumir esta função no final de ano passado, ele era o chefe do cerimonial do Palácio do Planalto e se tornou um dos auxiliares de confiança do presidente.

Já o secretário especial de Assuntos Estratégicos, o almirante Flávio Rocha, é visto como uma alternativa remota. Embora tenha bom trânsito entre embaixadores, o fato de ser um militar desagrada. Rocha também assumiu neste mês o comando da Secretaria Especial de Comunicação (Secom).

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, agrada tanto parlamentares quanto embaixadores, mas ela reafirmou diversas vezes que não tem interesse em mudar de pasta. Entre os políticos circulam os nomes do ex-presidente e senador Fernando Collor (PROS-AL) e do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Araújo vinha sendo questionado pelo Congresso. Na semana passada, o presidente da Câmara, Artur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, pressionaram o presidente Jair Boldonaro a demitir o chanceler. Lira chegou a dizer que Araújo perdeu a capacidade de dialogar com países. Para o Centrão, o ministro impõe obstáculos à compra de vacinas da China e da Índia.

Neste domingo, Araújo chegou a declarar que a pressão do Congresso era por interesses relacionados à tecnologia 5G e não por causa das vacinas contra a Covid-19. A senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, reagiu à declaração do ministro dizendo, em nota, que o Brasil não poderia mais ter mais “a face de um marginal” e voltou a pressionar pela saída do ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui