back to top
17.2 C
São Paulo
quinta-feira - 22 janeiro 2026 - 02:15

Ministro de Minas e Energia se reúne com Guedes nesta segunda

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, se reúne nesta segunda-feira (6/9) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no prédio da pasta, em Brasília. Apesar do cenário de crise hídrica e energética grave, a questão não deve marcar a pauta oficialmente. A reunião é do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com objetivo de discutir combustível.

Albuquerque fez um pronunciamento na semana passada dizendo que a escassez de água se agravou e ressaltando a importância de reduzir o consumo. Apesar do cenário crítico, ele ainda descarta racionamento de energia, algo que não aconteceu pela última vez em 2001. “Hoje, eu me dirijo novamente a todos para informar que a nossa condição hidroenergética se agravou. O período de chuvas na região Sul foi pior que o esperado”, disse.

No mesmo dia, foi anunciado novo aumento de 6,78% na conta de energia elétrica, com a implementação de uma bandeira inédita, chamada de bandeira “Escassez Hídrica”. Essa nova taxa, de R$ 14,20/100kWh, é quase 50% acima da bandeira atual. Ela começou a valer em setembro e vai até abril de 2022.

Com isso, o cenário econômico preocupa, visto que o aumento empurra ainda mais a inflação. Guedes, entretanto, minimizou, em uma declaração que gerou muitas críticas.
“Se no ano passado, que era o caos, nós nos organizamos e atravessamos, por que nós vamos ter medo agora? Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”, disse, no último dia 26.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Gaozhuang promove mudança de costumes com ópera tradicional no início do inverno

Com a chegada do início do inverno, a cidade...

China vende mais de 1 carro por segundo e bate recorde em 2025

A China encerrou 2025 com um novo recorde no...

GWM estuda 2ª fábrica no Brasil e reforça aposta chinesa no Sudeste

A montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) deu um...