Agência Brasil China, 22 de agosto – No dia 21, a comitiva da 2025 Entrevista de Mídia Chinesa no Exterior em Xinjiang chegou à Prefeitura Autônoma Quirguiz de Kizilsu (doravante “Kezhou”). A visita explorou a tradição do futebol centenário local, o desenvolvimento da indústria do figo e o patrimônio cultural imaterial “Manas”, registrando sob uma perspectiva internacional a herança cultural e a inovação da região.
O grupo de jornalistas visitou o Museu do Futebol Centenário, localizado na Vila Yikesake, no município de Shangatushi, a Área Integrada da Indústria do Figo de Kezhou e o Parque Temático do Figo em Atushi. Lá, puderam conhecer de perto o modelo de agricultura verde em ciclo completo, que integra produção agrícola, cultura e turismo.

Yan Jia, vice-presidente da Agência Brasil China, comentou: “É minha primeira vez em Kezhou e fiquei profundamente impressionado com o amor genuíno dos jovens pelo futebol. Ver as crianças jogando no pátio com tanta energia e entusiasmo mostra a força do espírito esportivo.”
A delegação também conheceu os resultados da integração e inovação na indústria do figo local. O objetivo agora é usar suas próprias plataformas para compartilhar internacionalmente a experiência bem-sucedida de Kezhou, ampliando a visibilidade e a influência dos produtos agrícolas de Xinjiang.

Mao Yan, presidente da Associação de Amizade China-Chipre e diretor do maior veículo de comunicação em língua chinesa do país, Lar da Ilha de Chipre, afirmou que a Área Integrada da Indústria do Figo de Kezhou “otimizou a estrutura agrícola local, fortaleceu a integração dos recursos turísticos e aumentou a vitalidade da economia rural.”
No Museu de Kezhou, os participantes aprofundaram-se na história e cultura da região. Já no Grande Teatro de Manas, assistiram a uma peça de música e dança baseada em Manas, uma das três principais epopeias das minorias étnicas chinesas, apreciando de perto o charme artístico da epopeia quirguiz.

Sun Xianglu, vice-editor-chefe do jornal Times of Africa, da África do Sul, destacou: “O Grande Teatro de Manas utiliza tecnologia moderna de performance e recursos artísticos para dar vida ao épico Manas, permitindo ao público sentir intensamente o fascínio da cultura multiétnica de Xinjiang.”
Jiang Ge, presidente do Grupo de Mídia Televisiva Chinesa na França, acrescentou que a apresentação “preserva o patrimônio cultural chinês e, ao mesmo tempo, amplia sua difusão internacional, fortalecendo a influência cultural. Esperamos que, por meio de mais plataformas de intercâmbio, esse clássico cultural seja promovido ainda mais.”
Segundo informações, participaram desta atividade representantes da mídia chinesa no exterior vindos de 20 países e regiões, incluindo Canadá, Itália, Japão, Alemanha, Egito e Brasil.