Metroviários, ferroviários e motoristas de ônibus de São Paulo suspenderam a greve, prevista para começar nesta terça-feira (20), após o governo incluir as categorias no grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus.
Os funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serão vacinados a partir do dia 11 de maio, conforme confirmado pela gestão estadual nesta segunda-feira (19).
A campanha deve ser anunciada oficialmente pelo governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa no início da tarde desta terça (20).
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, cerca de 9.500 trabalhadores devem ser imunizados. Todos os operadores de trem serão vacinados, independentemente da idade.
Já no caso dos trabalhadores da manutenção e os que ocupam funções nas estações, como segurança, limpeza – incluindo os terceirizados – e funcionários das bilheterias, serão vacinados apenas aqueles com mais de 47 anos.
De acordo com a pasta, essas categorias têm contato com 4 milhões de passageiros por dia. A categoria reivindicava a “vacinação imediata para todos os trabalhadores do transporte público”.
Segundo o Sindicato dos Motoristas de Ônibus (Sindmotoristas), após mais de três horas de reunião com representantes da gestão de João Doria (PSDB), o governo se comprometeu a incluir os profissionais no grupo prioritário e a data de início da vacinação da categoria deverá ser anunciada na próxima quinta (22).