Mato Grosso e China unem forças na 6ª edição da CIIE

Representantes do governo brasileiro e do estado do Mato Grosso participam da China International Import Expo, a maior feira de importação do mundo

(Foto: Xinhua/Fang Zhe)

Durante a inauguração do estande do Mato Grosso na 6ª edição da China International Import Expo (CIIE) que ocorreu nesta ultima semana em Shangai com representantes do mundo inteiro que estão em busca de investimento do mercado asiático, José Roberto de Andrade Filho, Cônsul do Brasil na China para Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou a relevância do mercado mato-grossense e enfatizou o papel único que este tem no mercado chinês. Ele ressaltou que o estado não é apenas um grande produtor de alimentos, mas também incorpora inovação, qualidade e sustentabilidade, desempenhando um papel único na cooperação Brasil-China.

José Roberto de Andrade Filho, Cônsul do Brasil na China para Ciência, Tecnologia e Inovação. (Foto: Divulgação)

O governador Mauro Mendes enfatizou o compromisso de expandir a parceria e explorar novas oportunidades de comércio com a China, considerando o papel significativo de Mato Grosso como fornecedor de produtos agrícolas e pecuários para o mercado asiático.

Além da comitiva do governo, representantes do setor produtivo e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso também estavam presentes para fortalecer os laços com o mercado asiático. O deputado estadual Beto Dois A Um elogiou a cooperação entre setor produtivo, governo e ALMT, destacando o orgulho de fortalecer a imagem sustentável do estado.

Durante a CIIE, Silvio Rangel, presidente da Fiemt, destacou a importância do acordo Brasil-China para viabilizar a importação e exportação de produtos mato-grossenses para a Ásia. Dizendo: “Hoje assinamos um memorando que vai viabilizar tanto a importação como a exportação transacional entre os empresários mato-grossenses e a China. É um momento histórico para a Federação poder participar desse momento”.

Ademais, a diretora do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, elogiou a relação do Governo chinês com o terceiro setor, que abrange diversas áres deste. O presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, ressaltou a relevância das relações internacionais, especialmente com a China, um grande importador dos produtos mato-grossenses.

O evento, que foi até o dia 10 de novembro, atraiu delegações de todo o mundo para Shanghai, em busca de oportunidades no mercado asiático.

*Com informações de Olhar Direto

*Supervisão: Thayna Zanocco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui