

O Pátio da Família Zhu, conhecido também como Mansão Zhu, está localizado na antiga cidade de Shanxian, província de Shandong, China. Esta imponente residência era o lar de uma proeminente família de proprietários de terras durante as dinastias Ming e Qing.
O complexo residencial é caracterizado por tradicionais pátios quadrangulares, com portões pretos lacados, leões de pedra e mastros de bandeira. A entrada principal leva a uma sala de recepção, seguida por uma sala de estar na segunda área, um sótão na terceira, acomodações para servos na quarta, e um jardim deslumbrante na quinta área. Este jardim possui montanhas artificiais, pavilhões, lagoas com lótus, e abrigava patos-mandarins e carpas.
Infelizmente, a maior parte do Pátio da Família Zhu foi destruída durante a ocupação japonesa de Shanxian. Hoje, restam apenas duas seções: o Pátio Leste e o Pátio Oeste. O Pátio Leste apresenta uma estrutura de três cômodos e dois andares, com varandas no andar superior, sustentadas por colunas de madeira e bases de pedra. Os anexos leste e oeste são similares, com três cômodos e dois andares, e varandas no andar inferior. O Pátio Oeste possui uma estrutura principal de cinco cômodos e dois andares, com três cômodos centrais com varandas e detalhes ornamentais sob os beirais.
Em 2011, o Pátio da Família Zhu foi transformado em um Museu de Cultura Popular e agora é uma unidade de proteção de relíquias culturais de nível provincial.
O museu oferece diversas salas temáticas que retratam aspectos da vida tradicional chinesa, como artesanato, artes populares, contabilidade e costumes matrimoniais.

Na sala de ofícios tradicionais, há representações realistas de uma jovem tecendo em um tear e uma idosa fiando com uma roda, além de outras figuras que mostram trabalhadores em diversas atividades tradicionais, destacando o rico artesanato local.
A sala de artes populares exibe uma variedade de tesouros artísticos, incluindo cestas tecidas, estamparia, ovos decorados, recortes de papel, lanternas tradicionais e esculturas de animais em telhados.
A sala de contabilidade apresenta uma figura de cera de um contador, com balanças, medidas e livros de contabilidade, refletindo a prosperidade das grandes famílias da época.
A sala de costumes matrimoniais recria os elaborados rituais de casamento do passado, com ilustrações e textos detalhados, incluindo uma cama tradicional de casamento que preserva os vestígios das antigas normas sociais.
A sala de ópera, situada entre os Pátios Leste e Oeste, possui uma inscrição que diz: “Usar eventos fictícios para comentar assuntos familiares, usar figuras antigas para alertar as pessoas de hoje”. Os visitantes podem apreciar óperas tradicionais locais, como as melodias de “Duas Cordas”, “Quatro Tons”, “Histórias em Qin”, “Luogu” e “Kuaiban”.


A sala de cultura alimentar exibe modelos e processos de preparação de pratos tradicionais, como sopa de carne de carneiro de Shanxian, dez pratos caseiros, bolos de fogo e rosquinhas, evocando memórias das antigas ruas Liu Yushou, Wenmiao e Yamen, com suas animadas cenas de vida urbana.
O Pátio da Família Zhu, emergindo das brumas da história, agora observa o esplendor da era moderna com um olhar contemplativo, contando silenciosamente histórias do passado e percepções do tempo. Sua história é interpretada, exibida e transmitida através da cultura, tornando-se uma bela paisagem no caminho do desenvolvimento do turismo em Shanxian.