21.7 C
São Paulo
quinta-feira - 25 abril 2024 - 02:28

Mandetta diz ter recebido na véspera pergunta que senador governista formulou na CPI

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta contou que recebeu nesta segunda-feira (3), véspera de seu depoimento à CPI da Covid, uma mensagem do ministro das Comunicações, Fábio Faria, com uma pergunta sobre as recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde no início da pandemia.

Segundo o ex-ministro, Fábio Faria apagou a pergunta antes mesmo de que ele, Mandetta, tivesse tempo de responder.

Na tarde desta terça-feira (4), durante a sessão da comissão, o senador governista Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais aliados do governo Jair Bolsonaro, fez um questionamento que, segundo Mandetta, era o mesmo enviado por Fábio Faria.

“Ontem, recebi essa pergunta, exatamente nessa íntegra, do ministro Fábio Faria. Acho que ele inadvertidamente mandou para mim a pergunta. Quando eu ia responder, ele apagou a mensagem. Então, vou responder para o senhor, mas também para o meu amigo, que foi parlamentar comigo, ministro Fábio Faria”, disse Mandetta ao ser questionado pelo senador.

Ciro Nogueira questionou o ex-ministro da Saúde sobre as motivações que o levaram a indicar que pacientes de coronavírus com sintomas leves permanecessem em casa e não procurassem atendimento médico.

“O hospital ou o posto de saúde somente deveria ser procurado apenas em caso de febre alta ou desconforto respiratório. Entretanto, sabe-se que a Covid-19 frequentemente é uma doença silenciosa, progressiva e que demanda atendimento médico. O que levou o senhor, que é médico, a fazer recomendação?”, perguntou Nogueira.

Em resposta, Mandetta disse que, por causa da pergunta feita antecipadamente pelo ministro das Comunicações, decidiu, ainda na segunda, consultar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde no início da pandemia.

“Ela é exatamente: entre em contato com o seu provedor de saúde imediatamente se você sentir sinais de perigo – dificuldade de respirar, perda da capacidade de fala, confusão, dor no peito”, afirmou Mandetta.

O ex-ministro disse ainda que a gestão dele construiu uma “lógica de tratamento” que compreendia a ampliação do horário de entendimento e da atenção primária e também da implementação da telemedicina.

Segundo Mandetta, o questionamento de Ciro Nogueira costuma ser repetido nas redes sociais.

“É uma narrativa muito interessante da internet. Ela sobe nos trending topics, depois ela baixa, normalmente flutua. Eu vejo como uma guerra de narrativa de quem só fez por ciência. Eu só fui no que eu tinha em cima da minha mão, em cima da mesa, o que é ciência, o que está na OMS, o que preserva a vida”, disse.

O ex-ministro comparou a recomendação de algum tratamento, naquele momento, à criação de um “kit ilusão”.

“A pessoa poderia falar: eu posso ir que se eu tomar isso daqui… E foi assim que eu perdi amigos. Eu perdi tantos amigos que tomavam esses medicamentos prévios”, contou.

Vídeo de Fábio Faria

Após a fala de Mandetta, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, publicou um vídeo em uma rede social e uma imagem com uma pergunta similar à feita por Ciro Nogueira na CPI.

“O senhor dizia que só era para procurar o hospital quando a pessoa estivesse sentindo falta de ar. A maioria das pessoas que fizeram isso precisaram ser intubadas imediatamente ao darem entrada no hospital. Hoje sabemos que 66% das pessoas que são intubadas chegam a falecer. Milhares de pessoas que seguiram sua orientação, portanto, podem ter morrido, senhor Mandetta. O senhor se considera um genocida?”, publicou na rede social Faria, que disse ser amigo de Nogueira desde 2007.

No vídeo, Faria não comenta a afirmação de Mandetta de que a mensagem foi apagada.

No vídeo, Faria disse que comentou a questão com Nogueira e aproveitou para questionar se Mandetta estava arrependido pela recomendação dada em 2020.

“A minha pergunta é clara: o senhor se arrepende de ter feito essa recomendação? O senhor reiteraria hoje essa mesma recomendação? O senhor se considera genocida por ter feito essa recomendação?”, indagou Faria.

“Essa pergunta está aqui. Pelo jeito senhor vai saber porque senador Ciro é amigo meu, conheço ele desde 2007 quando fui deputado foi um dos meus primeiros amigos aqui na Câmara. Eu comentei com ele que já tinha falado isso em várias entrevistas e nunca tinha visto uma palavra do senhor”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

“Nuvem” Admirando a Beleza Nacional Fragrante

No dia 13 de abril, no Jardim de Peônias...

Argentina oficializa pedido para ser ‘parceiro global’ da Otan

 Argentina entregou nesta quinta-feira (18) o pedido oficial para...

Raro! Heze Peony Garden abre peônias de cabeça dupla

As peônias delicadas são adoráveis, e as peônias de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado