Nicolás Maduro foi juramentado presidente da Venezuela na manhã desta sexta-feira (10) na sede da Assembleia Nacional, em Caracas, informa a Telesur. Maduro chegou à sede do Poder Legislativo acompanhado da primeira-dama, Cilia Flores, e saudou os partidários que estavam reunidos ao chegar no local.
Após cumprimentar o povo, o presidente recebeu as honras da guarda presidencial, acompanhado da vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, do ministro do Interior, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, e do presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.
Em seguida, cumprimentou um grupo de líderes internacionais que participaram da posse e integrantes do alto comando militar venezuelano. Entre os representantes de outros países, estavam o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez e o presidente da Assembleia Legislativa russa, Vyacheslav Volodin, que representa o presidente russo, Vladimir Putin. Ao todo, participaram delegações de 125 países e organismos internacionais.
O juramento foi feito sobre um exemplar da Constituição Bolivariana assinada pelo comandante Hugo Chávez. “Cumprirei todas as obrigações da Constituição e das leis da República. Este novo período presidencial será o período da paz, prosperidade, igualdade e nova democracia”, declarou Maduro.