Em solo colombiano desde à noite de terça-feira (16), o presidente Lula cumpre um dia intenso na agenda desta quarta-feira (17), naquele país. Lembrando que, na Colômbia, são 2 horas a menos que o horário de Brasília. Logo mais, ele se reúne com o presidente colombiano, Gustavo Petro, na capital, Bogotá.
Eles vão se reunir para debater possíveis acordos de cooperação entre os dois países, em diversos setores. Inclusive o Itamaraty não descartou a possibilidade de tratarem, no encontro, o processo eleitoral na Venezuela, já que os dois países se posicionam abertamente sobre o tema.
Depois os dois presidentes fazem uma declaração, justamente para informar que acordos foram firmados e como se estreita a parceria entre Brasil e Colômbia.
Por lá, Lula também participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, com empresários dos dois países. Entre os assuntos, debatem temas como reindustrialização, infraestrutura e segurança alimentar.
O presidente também participa da cerimônia de inauguração da Feira Internacional do Livro de Bogotá. Como tem participação do nosso Ministério da Cultura, Lula vai visitar o Pavilhão do Brasil no evento.
Após esses compromissos, o presidente retorna, ainda nesta quarta-feira (17), ao Brasil.