O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma a Lei Combustível do Futuro que promove a produção e o uso de combustíveis ecologicamente seguros. A notícia foi divulgada pelo Metrópoles, parceiro da rede TV BRICS.
O projeto abrange a criação de programas nacionais para a produção de diesel limpo, combustível de aviação limpo e biometano. O documento também estabelece as normas para a mistura de etanol com gasolina e diesel.
Espera-se que a nova lei atraia investimentos significativos na produção de etanol e biocombustível. Além disso, a iniciativa estabelece normas para a captura e o armazenamento de carbono.
Em seu discurso, o presidente Lula enfatizou que essa lei demonstra o potencial econômico do Brasil, mostrando que o país está pronto para se tornar uma grande economia por meio do desenvolvimento de energia limpa.
O ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira, destacou os investimentos que serão feitos na produção de etanol como resultado da nova lei.
O alto funcionário ressaltou os planos para aumentar a participação do etanol na gasolina no país. Além disso, de acordo com o ministro, o projeto aumentará a produção de combustível no Brasil de 35 bilhões de litros para 50 bilhões de litros por ano, além de atrair novos investimentos no setor.