O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma lei que aloca R$ 18,3 bilhões para estimular a produção de hidrogênio verde. A informação foi divulgada pelo Metrópoles, parceiro da rede TV BRICS.
A legislação que promove o Programa de Desenvolvimento de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC) foi aprovada juntamente do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil Geraldo Alckmin.
A iniciativa tem como objetivo desenvolver o hidrogênio renovável, além de apoiar a transição energética e o fortalecimento de um mercado de hidrogênio sustentável no país.
O programa também visa o uso de hidrogênio limpo em setores industriais como fertilizantes, aço, cimento e produtos químicos, além de transporte pesado.
O projeto oferece créditos fiscais para produtores e compradores de hidrogênio de baixa emissão de dióxido de carbono no país. Os valores dos benefícios fiscais serão determinados a cada ano e serão limitados a um valor fixo.
O hidrogênio verde é produzido a partir de fontes renováveis, como eólica, solar, biocombustíveis, energia nuclear, resíduos e outros. A tecnologia é vista uma solução para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.