O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, lançaram um programa nacional, que visa levar cultura a regiões e municípios remotos do Brasil com menos de 20.000 habitantes.
Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula e Janja testaram uma das inovações do projeto, que inclui estúdios audiovisuais e bibliotecas móveis, usando óculos de realidade virtual.
A iniciativa utilizará vans equipadas com estúdios para a criação de vídeos e podcasts, um cinema ao ar livre, um palco móvel e outros recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, computadores e sistemas de som. A informação é do Brasil 247, parceiro da rede TV BRICS.
No âmbito do novo programa cultural, serão instaladas 36 dessas vans para proporcionar acesso ao patrimônio cultural em áreas sem teatros e cinemas.
Lula enfatizou que isso é especialmente importante para aqueles que não têm condições de participar de eventos culturais.
A Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, também participou do evento e observou que o projeto reforça as atividades culturais em áreas remotas do país, dando às pessoas oportunidades para visitar cinemas, bibliotecas e desenvolver outras formas de expressão artística.