Depois de tomar a segunda dose da vacina CoronaVac, Luís Inácio Lula da Silva chegará a Brasília na segunda-feira (3) e terá uma agenda de presidente da República durante a semana. No primeiro dia se encontrará com os embaixadores da Rússia e da China.
Em pauta, a relação dos países com o Brasil e pandemia de covid-19, com foco nas vacinas. Ele terá audiências com os presidentes do Senado e Câmara, receberá parlamentares de vários partidos, líderes políticos e funcionários públicos de carreira.
Logo após a anulação de suas condenações pela Lava Jato, o petista fez um pronunciamento no dia 10 de março que mudou o cenário político. Agora, aliados apostam que sua passagem por Brasília dará um sacode na CPI da Covid.
Um dos encontros será com o senador de primeiro mandato Fabiano Contarato (Rede-ES). Ele foi o primeiro da Casa a assumir abertamente sua homossexualidade. A expectativa é de que ele aproveite a oportunidade para assinar a filiação ao PT e anunciar sua candidatura ao governo do Espírito Santo.Segurança – Há preocupação especial com a segurança de Lula, devido à agressividade dos bolsonaristas. Ele tem uma segurança pessoal garantida pela condição de ex-presidente. Mas o PT está tomando algumas cautelas adicionais.