back to top
18.6 C
São Paulo
domingo - 31 agosto 2025 - 19:00

Investidores globais se reúnem na China em meio a ambiente de negócios melhorado

Em 2020, os fluxos globais de investimento estrangeiro direto (IED) caíram 38% em relação ao ano anterior, para US$ 846 bilhões, o menor nível desde 2005, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os fluxos globais do IED representaram apenas 1% do PIB mundial, seu nível mais baixo desde 1999, disse a OCDE.

Os números de IDE da OCDE ecoaram um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento no início deste ano, que também constatou que a China se tornou o maior receptor de IDE em 2020.

O apelo da China ao investimento estrangeiro se estendeu até 2021, já que a economia chinesa manteve um desempenho positivo no primeiro trimestre, e as empresas estrangeiras esperavam um futuro promissor no país.

Uma recente pesquisa do Ministério do Comércio mostra que 96,4% das empresas com investimento estrangeiro estão otimistas sobre suas perspectivas de negócios na China.

O número representa um aumento de 2,1 pontos percentuais ante o início do ano, apontou a pesquisa com mais de 3.200 empresas financiadas por estrangeiros.

Os dados do ministério também mostraram que o IED na parte continental da China aumentou anualmente 39,9% em uso real, para 302,47 bilhões de yuans (cerca de US$ 46,74 bilhões) no primeiro trimestre.

Liu Xiangdong, pesquisador do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China, atribuiu o crescimento robusto do IED no primeiro trimestre a uma base baixa no ano passado, fundamentos econômicos sólidos e crescente atratividade para o capital estrangeiro.

Considerando a baixa base de curto prazo e as incertezas à frente, a alta taxa de crescimento do IED da China pode não se sustentar, disse Liu. “No entanto, a China continuará atraente para os investidores estrangeiros à medida que o país continua a impulsionar a reforma e a abertura”.

Olhando para o futuro, a China tem feito grandes esforços para atrair mais investidores globais para seu enorme mercado interno, ampliando o acesso ao mercado e melhorando o ambiente de negócios.

Em janeiro, entrou em vigor um catálogo industrial revisado que abre mais setores para os investidores estrangeiros, incentivando mais capital estrangeiro para impulsionar a fabricação de produtos de alta qualidade.

Outras medidas incluíram a implementação do tratamento nacional pré-estabelecido mais o sistema de gestão de lista negativa, acelerando a implementação de projetos importantes financiados pelo exterior e reforçando a proteção ao investimento estrangeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Ponte cultural conecta China e Belarus – Flor da amizade desabrocha em Minsk

No dia 21 de agosto, a Universidade Estadual de...

Colheita abundante de uvas entoa melodia de revitalização rural

Recentemente, no Vinhedo Dazhang de Zhang Xiaoli, na vila...

China ganha prestígio entre brasileiros enquanto EUA perdem espaço em meio ao tarifaço

A relação dos brasileiros com as grandes potências mundiais...