Indústria Cultural Criativa com Peônias Revitaliza Técnicas Tradicionais

(Foto: Reprodução/ Mudan)

Na oficina de patrimônio cultural imaterial de “Porcelana Esculpida de Caozhou” (em chinês, “Caozhou Ke Ci”), localizada na aldeia de Bogetang, na cidade de Wudian, no distrito de Mudan, há uma deslumbrante variedade de obras de flores de peônia esculpidas em pratos de porcelana branca, porcelana celadon e porcelana de ossos.

Ma Xianrong, herdeiro representativo da porcelana esculpida de Caozhou, um Patrimônio Cultural Imaterial de Nível Provincial de Shandong, explicou que essa técnica utiliza a porcelana como “papel” e facas como “canetas”, esculpindo padrões de peônias e aplicando cores na cerâmica. Trata-se de um artesanato tradicional que combina caligrafia, pintura, escultura e outras formas de arte.

Nos últimos anos, o distrito de Mudan tem se concentrado no desenvolvimento da marca cultural da peônia, incentivando o crescimento da indústria cultural criativa voltada para esse tema. Uma série de produtos inovadores, como porcelanas esculpidas com peônias, esculturas em ossos de peônias, porcelanas de peônias e esculturas de peônias em massa, têm conquistado grande sucesso no mercado.

Diferente da porcelana esculpida com peônias, a porcelana de peônias é feita a partir de argila de porcelana branca de alta qualidade como matéria-prima, com a peônia como protótipo, e passa por vários processos, como amassamento manual, modelagem, queima de biscoito, aplicação de esmalte, queima do esmalte e montagem criativa. “A singularidade da porcelana de peônias reside no fato de que não há moldes fixos nem formas predefinidas”, explicou Tian Sen, um artesão especializado em porcelana de peônias da vila de Huanggang. O formato das flores de peônia depende totalmente da habilidade do artesão, o que torna cada peça única. Atualmente, pequenos e sofisticados enfeites de porcelana de peônias, como grampos de cabelo e anéis, foram lançados no mercado e têm sido muito bem recebidos.

O distrito de Mudan tem se empenhado em aprofundar as técnicas de patrimônio cultural imaterial e os ofícios tradicionais, implementando medidas como o aumento do apoio financeiro, a construção de oficinas rurais de patrimônio cultural imaterial, o incentivo a empresas artesanais de marca e a realização de treinamentos de habilidades. Essas ações têm como objetivo apoiar os artesãos no desenvolvimento de diversos produtos criativos de peônia. Até o momento, mais de 10 grandes empresas de criação cultural foram estabelecidas, além de mais de 370 “microfábricas criativas”, com um valor de produção anual superior a cem milhões de yuans. Isso gerou emprego para mais de 30.000 moradores locais, permitindo que trabalhassem perto de casa, com um aumento médio na renda anual per capita de mais de 50.000 yuans.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui