O Centro de Pesquisa Internacional de Recursos Marinhos Profundos do BRICS foi inaugurado na quinta-feira em Hangzhou, Província de Zhejiang, leste da China.
O centro tem como foco os assuntos de interesse comum global, concentrando-se em áreas-chave como minerais de águas profundas, petróleo e gás, fontes frias, governança ambiental, uso de energia e desenvolvimento de tecnologia de equipamentos, e reunindo os melhores recursos científicos dos países do BRICS para fornecer consultoria estratégica e soluções sobre os principais assuntos de desenvolvimento sustentável.
Sob a orientação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério dos Recursos Naturais, Fundação Nacional de Ciências Naturais e outros departamentos, o centro será gerenciado pelo Centro de Gerenciamento da Agenda do Século 21 da China e construído e operado pelo 2º Instituto de Oceanografia subordinado ao Ministério dos Recursos Naturais.
O estabelecimento do Centro de Pesquisa Internacional de Recursos Marinhos Profundos do BRICS marca um passo fundamental para os países do BRICS na cooperação e inovação em ciência e tecnologia de mares profundos. Ao realizar pesquisas cooperativas, viagens conjuntas, co-construção de plataformas, transferência de tecnologia e cultivo de talentos, o centro criará uma plataforma de cooperação internacional aberta e compartilhada e aumentará a influência dos países do BRICS na governança global dos oceanos.
No dia da inauguração do centro, foi realizado em Hangzhou o primeiro Seminário sobre Mar Profundo e Sustentabilidade Ambiental do BRICS, com a participação de representantes da Rússia, Brasil, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã, Indonésia, Arábia Saudita, Canadá e várias organizações internacionais relevantes.
Durante o seminário, os participantes discutiram o fortalecimento da base da cooperação do BRICS nas áreas da ciência e tecnologia de mares profundos e desenvolvimento sustentável, assim como a promoção da construção de um padrão de desenvolvimento de mares profundos que seja mais aberto, inclusivo, mutuamente benéfica e vantajoso para todos.