O II Fórum de Direitos Humanos China-América Latina e Caribe foi realizado com sucesso em São Paulo no dia 25 de julho, sob o tema “Construindo uma Comunidade de Futuro Compartilhado e o Desenvolvimento da Causa dos Direitos Humanos”. O evento, organizado conjuntamente pela Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos, pela Universidade Renmin da China e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), reuniu mais de 130 oficiais, acadêmicos e representantes de think tanks e da mídia da China e de países da América Latina e Caribe.
Durante o fórum, os participantes discutiram temas cruciais como a proteção dos direitos humanos na era digital, as mudanças climáticas e a contribuição sino-latino-americana para a governança global de direitos humanos. Zhang Dongang, Secretário do Partido na Universidade Renmin, defendeu que a China e a América Latina devem proteger os direitos humanos através do respeito mútuo entre civilizações e da partilha de experiências. César Martins, Vice-Reitor da UNESP, afirmou que a cooperação sincera é possível sempre que o objetivo for o bem-estar comum dos povos.
O Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng, destacou a importância da colaboração para enfrentar os desafios globais na área. O evento culminou com a publicação do “Consenso de São Paulo sobre Intercâmbio e Cooperação em Direitos Humanos” e o anúncio do lançamento da “Rede de Cooperação em Pesquisa de Direitos Humanos China-ALC”.
Fonte: Agência Brasil-China







