Foi realizada nesta sexta-feira (09) a primeira videochamada de ponta a ponta, utilizando a tecnologia 5G standalone, também conhecida como “5G puro”, na América Latina. Ela foi feita entre o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que se encontrava na sede da Nokia, em São Paulo e o presidente Jair Bolsonaro, que está no Palácio do Planalto, em Brasília.
Para viabilizar a chamada no 5G standalone, o gabinete presidencial no Palácio do Planalto tem uma estrutura específica para essa rede, o que possibilita uma videoconferência em ultra velocidade, totalmente estável e sem interferência. A Nokia será uma das empresas a fornecer às operadoras equipamentos que formarão a infraestrutura de quinta geração de internet móvel no Brasil, juntamente a Huawei e Ericsson.
O standalone exige um core de rede 5G, ao contrário do 5G DSS, que usa a infraestrutura já existente do 4G. A previsão é a de que o leilão das radiofrequências ocorra ainda neste ano, e que todas as capitais contem com este padrão até julho de 2022.
Na conversa, Bolsonaro falou sobre a inovação que o 5G trará ao país e agradeceu ao ministro Fábio Faria. “Parabéns por estar colaborando com a evolução tecnológica no Brasil e no mundo. Precisamos integrar as regiões cada vez mais, em especial Norte e Nordeste. Vamos avançar muito com essa tecnologia. Da nossa parte, faremos o possível e o impossível para adquirir o 5G, que terá impacto nas famílias e nas empresas. Isso será muito bom para o Brasil”, pontuou o presidente.
Durante a videochamada, o ministro também anunciou o evento do MCom que acontece no próximo mês. “No dia 5 de maio teremos o Digital Day, com drones e robôs para demonstrar à população tudo que virá no futuro. Estamos realizando a primeira ligação em 5G standalone no Brasil.
A demonstração faz parte de uma série de visitas que o Governo Federal tem realizado à fabricantes da tecnologia 5G, que será implantada até 2022 no Brasil.
Também participaram da ação de hoje, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SP), Paulo Skaf, e o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, Danilo Freire Souza.
A demonstração da Nokia também contou com a participação de um robô, que se aproximou dos presentes e pronunciou a seguinte frase: “Com esse acordo, daremos prosseguimento a uma nova etapa na formação de profissionais para o futuro do Brasil, garantindo mais qualificação e mais oportunidades”.