A multa, de cerca de 4% das receitas domésticas do Alibaba em 2019, foi aplicada em meio a um endurecimento contra conglomerados de tecnologia e indica que a fiscalização antitruste da China a plataformas de internet entrou em uma nova era, após anos de uma abordagem laissez-faire.
O império do Alibaba começou a ser fiscalizado mais de perto na China desde as críticas públicas de seu fundador Jack Ma ao sistema regulatório do país em outubro.
Um mês depois, as autoridades negaram um IPO de US$ 37 bilhões do Ant Group, a fintech do Alibaba, que era para ser o maior do mundo. A Administração Estatal de Regulação do Mercado (SAMR, sigla em inglês) anunciou a investigação antitruste à empresa em dezembro.
Embora a multa signifique que o Alibaba está um passo mais próximo de resolver seus problemas antitruste, o Ant ainda precisa concordar com uma reestruturação regulatória que deve reduzir drasticamente as suas avaliações e controlar alguns de seus negócios mais autônomos.
“Essa multa é vista pelo mercado como o fim do caso antimonopólio por enquanto. É mesmo o caso mais notório antimonopólio da China”, disse Hong Hao, chefe de pesquisa do BOCOM International de Hong Kong.