20.7 C
São Paulo
sábado - 02 março 2024 - 06:21

Governo ignora recomendação da Anvisa para que Brasil impeça entrada de pessoas da Índia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma recomendação para que o governo federal proíba voos e viajantes que saem da Índia e chegam ao Brasil. O país vive situação de calamidade em função do coronavírus e é o novo epicentro mundial da covid-19.

No entanto, após 10 dias, o governo ignora a recomendação feita pela agência. A informação é do blog do jornalista Gerson Camarotti, do G1.

Em nota técnica, a Anvisa recomenda que todos os viajantes estrangeiros e brasileiros que cheguem ao Brasil, independente da procedência, sejam submetidos a uma quarentena. A recomendação foi enviada ao Comitê de Crise para a Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19, coordenado pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

A nota data de 4 de maio e está há 10 dias sem resposta. Segundo Camarotti, os técnicos da Anvisa estão preocupados com a demora na análise das recomendações. Isso se deve ao fato de que o Ministério da Saúde da Argentina identificou a variante indiana do coronavírus em dois viajantes que chegaram à capital, Buenos Aires.

Situação da Índia

Epicentro mundial da covid-19 e enfrentando um colapso sanitário por causa do vírus, a Índia vive semanas de desespero. Na última terça-feira, voltou a quebrar seu recorde de mortos pela doença em 24 horas. A situação é tão caótica que corpos têm aparecido flutuando no rio Ganges.

De acordo com informações da Reuters, dezenas de cadáveres foram vistos nas margens do Ganges nos últimos dias. No fim de semana, foram ao menos 40 corpos registrados nestas condições, segundo autoridades locais. A imprensa indiana, porém, garante que o número pode passar de 100.

O certo é que o sistema funerário do país já não consegue lidar com o número de corpos. Nem mesmo as cremações coletivas, adotadas nas últimas semanas diante da alta nas mortes por Covid-19, está dando conta.

Os corpos encontrados à beira do Ganges estavam parcialmente queimados, o que indica que teriam chegado ao rio após a cremação. Segundo moradores da região, porém, a falta de lenha para o ritual tem impedido que ele seja completado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9525
CNY
0,6882
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Macron fala em envio de tropas à Ucrânia; Kremlin diz que isso representaria ‘conflito direto com Otan’

O presidente francês, Emmanuel Macron, após uma reunião de...

Com declaração de Lula sobre Israel, teria o Brasil perdido a chance de mediar o conflito em Gaza?

A identidade de um país mediador deveria, em tese, inspirar confiança para...

Silvio Almeida condena “punição coletiva” de Israel em Gaza no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Em discurso nesta segunda-feira (26) na 55ª sessão do...

Contra Putin, a China e os BRICs, renasce a “teoria do dominó”

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado