back to top
19.6 C
São Paulo
segunda-feira - 15 julho 2024 - 14:51

Governo de São Paulo avalia não renovar fase emergencial

A atual fase emergencial, prevista para durar até o próximo dia (11), não deverá ser renovada e o Estado passará para a fase vermelha, que ainda prevê restrições (venda presencial continua limitada ao take away, sem consumo no local) por mais duas semanas. Depois disso, a projeção é voltar para a fase laranja – em que já é possível abrir lojas e restaurantes.

A expectativa positiva é resultado do acompanhamento diário feito pelo Centro de Contingência do Coronavírus no total de novas internações. Embora o Estado ainda esteja no momento mais letal da crise, o ritmo das novas internações está em queda desde o dia (19), o que significa que a pressão por leitos, que já fez com que pacientes morressem porque não conseguiram atendimento em uma UTI, deve diminuir.

Ontem, um gráfico com a taxa de aumento diário de internados com covid em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que circulou entre secretários da gestão João Doria PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) era a justificativa para o otimismo. A média móvel (média dos últimos sete dias) vinha crescendo mais de 1% ao dia desde 20 de fevereiro e se estabilizou ao redor de 3,5% a partir de 3 de março.

Politicamente, o dado é tido como vitorioso, porque mostra que o isolamento – criticado por opositores do governo João Doria PSDB, incluindo o presidente Jair Bolsonaro – foi eficaz em conter alta de internações. A informação deverá ser usada para rebater as críticas às ações. A redução de ritmo começou exatamente duas semanas depois do início da fase vermelha, exatamente como os técnicos projetaram em entrevistas.

A decisão de olhar apenas para o número de internações, ignorando novos casos e óbitos, se deu por avaliação de que os óbitos retratam momento anterior do desenvolvimento da doença, com o desfecho de internações que ocorreram semanas atrás. Há também uma análise de que houve desorganização no acompanhamento dos resultados de testes para detecção de novo casos, não servindo como modo mais ideal de acompanhar a evolução da epidemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4881
CNY
0,7551
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China expande política de isenção de visto para trânsito a mais portos

  Beijing, 15 jul (Xinhua) -- A Administração Nacional de...

O que muda com a aprovação do Novo Ensino Médio na Câmara

De acordo com Daniel Cara, texto com alterações feitas...

Mesa do G20 discutiu desafios da inclusão de jovens no mercado de trabalho global

Na manhã desta sexta (11), um evento que destacou...

Programa de proteção às tradições do Brasil: Cultura Viva celebra 20 anos

O programa Cultura Viva, caracterizado como a primeira política...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado