Feira de Cantão destaca novos setores da China: carros elétricos, baterias de íon-lítio e solares

135ª edição do maior evento multissetorial da Ásia é uma janela para observar as tendências do comércio exterior chinês

(Foto: Xinhua)

Começou esta semana a 135ª Feira de Importação e Exportação da China, a Feira de Cantão, em Guangzhou, província de Guangdong, sul da China. Trata-se de maior feira multissetorial da Ásia. Em destaque, os chamados três novos setores da indústria chinesa: carros elétricos e baterias de íon-lítio e solares.

Esses “novos três” tecnologicamente intensivos e verdes da China, registraram um valor combinado de exportação de 150 bilhões de dólares em 2023, um aumento de 29,9% em relação ao ano anterior.

Muitos expositores dessas três indústrias mostram diversos produtos na Feira de Cantão, que começou no dia 15 e prossegue até o dia 5 de maio. (leia abaixo como funciona o evento)

O evento de comércio internacional, além de ser uma plataforma importante para as empresas chinesas expandirem seus mercados, é também uma janela para observar as tendências do comércio exterior da China.

Especialmente diante da divulgação dos dados econômicos e de importação de exportação do primeiro trimestre de 2024 pela potência asiática, o evento injeta nova vitalidade na recuperação e desenvolvimento do comércio exterior do país.

Em meio ao ambiente econômico internacional cada vez mais complexo, o comércio exterior da China enfrenta tanto oportunidades quanto desafios.

Segundo dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas, o valor total de importação e exportação da China aumentou 5% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2024, com tanto as exportações quanto as importações mostrando um crescimento constante.

Este feito é atribuído aos esforços e inovações das empresas de comércio exterior chinesas, bem como à otimização e melhoria da estrutura de comércio exterior da China.

A convocação da Feira de Cantão oferece uma excelente oportunidade para as empresas de comércio exterior da China mostrarem suas forças, encontrar parceiros e expandir para mercados internacionais.

Esses sinais econômicos positivos forneceram um forte apoio doméstico para a convocação da Feira de Cantão.

Transformação digital e inteligente

Um destaque da feira deste ano é a transformação digital e inteligente. Em artigo para a CGTN, o professor associado da Universidade Central de Finanças e Economia em Pequim, Liu Chunsheng, ressalta o enriquecimento de temas de exposição como tecnologia digital e manufatura inteligente e a ampla aplicação de tecnologias digitais, como inteligência artificial e análise de big data na produção e operações.

Para ele, esse movimento aumentou o conteúdo tecnológico da Feira de Cantão e forneceu novo impulso para o desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior da China.

“Essa tendência de transformação digital é refletida não apenas nos métodos de exposição das empresas participantes, mas também na inovação de modelos de serviço e atividades de promoção comercial na Feira de Cantão”, escreveu Liu.

Estabilidade das cadeias industrial e de suprimentos

Outro feito importante da Feira de Cantão para o comércio exterior da China é contribui ativamente para a estabilidade da cadeia industrial e da cadeia de suprimentos.

“Ao mostrar bens intermediários e de capital, a Feira de Cantão oferece às empresas chinesas oportunidades para se integrarem profundamente às cadeias industriais globais e promoverem a otimização e a atualização das cadeias industriais e de suprimentos. Esse papel é especialmente importante na situação econômica internacional atual, ajudando as empresas chinesas a ocuparem uma posição mais favorável nas cadeias industriais globais”, avalia Liu.

A Feira de Cantão facilita oportunidades de trocas e cooperação para o desenvolvimento industrial das empresas por meio de várias atividades de promoção comercial e trocas industriais. Oferece também mais possibilidades para as empresas chinesas expandirem para mercados internacionais.

“Em particular, a cooperação profunda com os países ao longo da [Iniciativa] ‘Cinturão e Rota’ e aqueles que participam do Acordo Abrangente de Parceria Econômica Regional abriu novos caminhos para o desenvolvimento diversificado do comércio exterior da China”, lista Liu.

A Feira de Cantão é também uma janela para observar as tendências do comércio exterior da China. Por meio da demonstração de conquistas avançadas de fabricação, introdução de novos formatos de negócios e fortalecimento da cooperação internacional, o evento continuará a fazer contribuições significativas para o desenvolvimento econômico da China.

“Ao mesmo tempo, a Feira de Cantão reflete a determinação e a confiança da China em expandir inabalavelmente a abertura de alto nível e promover a modernização ao estilo chinês, injetando novo impulso na abertura, cooperação e benefício mútuo globais”, analisa o professor.

Ele complementa que, ao olhar para o futuro, a Feira de Cantão prosseguirá o seu papel como uma janela para o comércio exterior da China, fornecendo um suporte mais forte para as empresas chinesas se internacionalizarem.

Ao mesmo tempo, finaliza, a Feira de Cantão continuará inovando e melhorando para se adaptar às mudanças na situação econômica internacional e às novas demandas para o desenvolvimento da China, injetando novo vigor e ímpeto no desenvolvimento de alta qualidade do comércio exterior da China.

Melhoria da estrutura

Outro destaque da Feira de Cantão deste ano é a otimização e melhoria da estrutura das empresas participantes.

A participação de empresas como empresas as de alta tecnologia, campeãs de fabricação e “pequenos gigantes” especializados e inovadores, melhora o nível e a influência geral da Feira de Cantão, além de mostrar transformação, atualização e conquistas de inovação da indústria manufatureira da China.

Os novos produtos, produtos verdes e produtos com direitos de propriedade intelectual independentes exibidos por essas empresas demonstram plenamente a capacidade inovadora e competitividade de mercado da indústria manufatureira da China.

Feira de Cantão

A Feira de Cantão ocorre duas vezes por ano, nos meses de abril, primavera na China, e de outubro, durante o outono. O evento é dividido em três fases e por segmentos.

A primeira fase começou no último dia 15 de abril e segue até o dia 19 com exposições dos seguintes segmentos: equipamentos de iluminação, energia limpa, eletrodomésticos, eletrônicos e para maquinários de processamento; produtos de tecnologia da informação e eletrônicos e elétricos, químicos e novos materiais, ferragens (hardware), ferramentas, máquinas elétricas e energia elétrica, máquinas em geral e peças mecânicas, automação industrial e manufatura inteligente, máquinas de construção e agrícolas, veículos elétricos e mobilidade inteligente, autopeças e motocicletas, bicicletas e veículos.

A segunda fase vai de 23 a 27 de abril com expositores de materiais de construção e decoração, equipamentos sanitários e de banheiro, móveis, utensílios de cozinha e mesa, cerâmicas, itens domésticos, relógios e instrumentos óticos, presentes e brindes, produtos para festas, decoração para casa, cerâmica artesanal, artigos de vidro, produtos para jardinagem, produtos de tecelagem e ferro, equipamentos para SPA e decoração em pedra e ferro.

A terceira fase vai de 1 a 5 de maio com exposição de medicamentos e produtos de cuidados pessoais, de higiene pessoal, de saúde e dispositivos médicos, de alimentação para animais de estimação, para crianças, bebês e maternidade, brinquedos, roupas infantis, masculinas e femininas, esportivas e casuais e íntima; peles, couros e penugens e acessórios de moda; têxteis para o lar; matérias-primas e tecidos têxteis; calçados, malas e bolsas; material de escritório; alimentos e produtos para esportes e viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui