O CEO da empresa de intercâmbio cultural internacional De Ren na Rússia e diretor do clube de amizade sino-russo da Universidade Federal do Sul, Song Chenxi, juntamente com o estudante de intercâmbio de Cao County, Miao Xinyu, organizaram o evento “Apreciando a Lua e Degustando Chá” durante o Festival do Meio do Outono. A ideia era permitir que os estudantes russos apreciassem a lua brilhante enquanto degustavam o aroma do chá preto chinês.
O chá preto chinês tornou-se popular desde o final da Dinastia Ming, prosperando durante a Dinastia Qing e continua popular até hoje. O chá promoveu a interação entre diferentes regiões e etnias na China. Em escala global, o chá facilitou a fusão de culturas de diferentes países.
“De acordo com as características de temperatura, clima, ambiente e solo do norte e sul, as áreas de produção de chá na China, localizadas nas margens do rio Yangtze ao sul do rio Amarelo, podem ser divididas em seis categorias: chá verde, chá amarelo, chá branco, chá oolong, chá preto e chá escuro…”, Miao Xinyu compartilhou a cultura do chá chinês com os estudantes russos, que ouviram com grande interesse, admirando a rica história e tradição do chá chinês.
Durante o evento, Miao Xinyu ensinou a estudante russa Yelena a experimentar a arte tradicional chinesa do preparo e degustação do chá. Yelena disse que fazer chá vestida em roupas tradicionais chinesas era como ser transportada para um drama chinês, sentindo como era a vida dos antigos chineses, uma experiência emocionante.
O objetivo do evento era promover a cultura do chá chinês no exterior. Com o chá como meio, a rica “cultura do chá” chinesa, que valoriza a harmonia, foi destacada. Espera-se que, através deste evento de apreciação da lua e degustação de chá, a amizade entre China e Rússia seja aprofundada e que mais pessoas ao redor do mundo possam experimentar a cultura do chá que a China mantém até hoje.