Encontro entre China e Coreia do Sul em Shandong fortalece laços culturais e abre portas para novos investimentos

Comitiva sul-coreana visita Shanxian para promover cooperação econômica e intercâmbio cultural, tendo a flor da peônia como símbolo de amizade duradoura

(Foto: Reprodução / Heze)

Recentemente, a cidade de Shanxian, na província chinesa de Shandong, sediou um importante evento de aproximação internacional: o Encontro Econômico e Cultural China-Coreia do Sul 2025. A atividade ocorreu nas dependências da Escola de Línguas Estrangeiras Muqing e reuniu representantes do governo local com uma delegação sul-coreana liderada por Gao Zhuoxi, presidente da Confederação Geral dos Coreanos na China.

A flor de peônia — símbolo da cidade e da hospitalidade chinesa — foi o fio condutor do encontro, que teve como foco o fortalecimento da amizade, a promoção do desenvolvimento conjunto e o estímulo a novas parcerias nas áreas de negócios, investimentos e cultura.

Durante a reunião, o secretário do Partido e ministro de Propaganda de Shanxian, Jia Hailong, deu as boas-vindas à comitiva coreana e apresentou as potencialidades locais em diversos campos, como economia, ambiente de negócios e patrimônio histórico-cultural. Em resposta, Gao Zhuoxi destacou o papel de ponte da Confederação nas relações bilaterais e manifestou o interesse em organizar futuras visitas de empresas associadas à cidade.

(Foto: Reprodução / Heze)

Como gesto simbólico, Jia presenteou os convidados com uma delicada pintura de peônia no estilo gongbi intitulada “Boa Sorte e Harmonia”.

A programação seguiu com uma imersão cultural e empresarial pela cidade. No Parque Cultural do Licor dos Quatro Cavalheiros, a delegação degustou bebidas artesanais locais. Já na empresa Danyang Qianqiu Group, os visitantes se impressionaram com as modernas linhas de produção de alimentos típicos, elogiando a capacidade de unir tradição gastronômica e inovação industrial. O grupo também visitou a Galeria de Arte de Cao Mingran, onde se encantou com as obras expostas, e recebeu de presente uma caligrafia do artista Zhou Jianjun, com os dizeres: “Maré comum no Mar Amarelo, Sol e Lua no mesmo céu” — mensagem poética sobre a união entre os dois povos.

(Foto: Reprodução / Heze)

Ao final da visita, a delegação sul-coreana fez questão de conhecer o famoso Jardim das Peônias de Caozhou, um dos cartões-postais de Heze. Para o vice-presidente da Confederação, Han Kangyi, também professor da Universidade de Economia e Comércio Internacional da China, a viagem foi enriquecedora. “China e Coreia têm muitas semelhanças. Estamos cada vez mais preparados para estreitar nossa colaboração, respeitando o que nos une e reconhecendo nossas diferenças.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui