back to top
19 C
São Paulo
sexta-feira - 30 janeiro 2026 - 09:34

‘É provável que houvesse comando paralelo para ordens administrativas’, diz senador da CPI

FonteCBN

O senador Humberto Costa (PT-PE) avalia que a CPI precisa apurar quem teria feito pressão sobre o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda para que ele assinasse uma ordem de pagamento com possíveis irregularidades. O caso foi denunciado pelo próprio servidor e por seu irmão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF). “‘Precisamos saber quem e porque fez isso, e precisamos saber de quem esses superiores receberam ordens”, afirma Costa. “Já que o ministério tinha um comando paralelo para políticas públicas em relação à pandemia, é provável que houvesse também um comando paralelo para determinar ordens administrativas”.

O senador destaca que há elementos que precisam ser investigados na compra da Covaxin. Ele cita, por exemplo, a rapidez das tratativas, a negociação com uma empresa intermediária já envolvida em problemas com o Ministério e um pedido inesperado de antecipação de pagamento, que seria feito para uma empresa de Singapura que não estava envolvida nas negociações. “Há coisas muito obscuras em relação a essa transação”, diz Humberto Costa. “Se vai abalar a república ou não, vamos ver. Mas abrirá uma linha de investigação nova, para avaliar se houve corrupção no combate à pandemia”.

Na avaliação de Humberto Costa, argumento de que o governo não chegou a efetuar pagamentos não exime de responsabilidade quem “tomou todos os passos” para que tais pagamentos ocorressem. O senador destaca que, se confirmadas as suspeitas, ficam caracterizadas improbidade, prevaricação e advocacia administrativa. “Temos que ir a fundo na investigação porque isso pode ter ocorrido em outras situações”, diz Costa.

Ele explica, ainda, que há dúvidas jurídicas em relação à possibilidade de a CPI convocar Bolsonaro. Apesar disso, diz que relatório apontará crimes comuns e de responsabilidade cometidos pelo presidente, além de possivelmente apontar, também, crimes contra a humanidade. Já a convocação de Onyx Lorenzoni é dada como certa pelo senador, após discurso em que o ministro ameaçou o deputado Luis Miranda. “Parece que Onyx aprendeu rapidamente os métodos milicianos do grupo que está no poder”, afirma Humberto Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil anuncia isenção de visto para cidadãos chineses em reciprocidade à política de Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em...

China diz que acordo com o Canadá não tem terceiros como alvo após ameaça de tarifas dos EUA

O governo chinês afirmou em 26 de janeiro de...

China e Brasil firmam parceria para construção da Ponte Salvador–Itaparica, maior estrutura sobre água da América Latina

A construção da Ponte Salvador–Itaparica, que será a maior...

EUA, China e os diferentes horizontes na corrida pela IA em 2026

A disputa entre Estados Unidos e China pela liderança...