back to top
14.7 C
São Paulo
terça-feira - 01 julho 2025 - 07:07

“É preciso colocar a geopolítica do século XXI para dirigir a ONU”, diz Lula em coletiva

Em coletiva cedida por Lula nesta tarde de segunda-feira (22) em São Paulo, o presidenciável recebeu perguntas de correspondentes de veículos internacionais de imprensa.

Acompanhado por Celso Amorim e Aloizio Mercadante, o ex-presidente chegou ao salão do Hotel Intercontinental por volta de meio-dia e abriu a sessão com uma fala mencionando a importância da questão climática, propondo uma nova governança global que reformule a lógica do pós-1948, com mais força ante governos nacionais.

Lula chega ao salão do Hotel Intercontinental acompanhado pelo ex-chanceler brasileiro Celso Amorim. 22 de Agosto de 2022 (Foto: Bob Wei / Agência Brasil China)

Perguntado sobre qual seria a posição do Brasil em um eventual novo governo Lula sobre os atuais conflitos no mundo, o ex-presidente repudiou a guerra da Rússia e Ucrânia e citou um eventual conflito entre China e Taiwan, se colocando em defesa da paz:

“O Brasil fará todo esforço que estiver ao seu alcance na conversa com outros chefes de Estado para que a gente estabeleça novamente a paz. Não interessa a ninguém, nesse momento, qualquer guerra. O mundo está precisando de paz.”

Para Lula, é inadmissível a “continuidade da guerra da Rússia com a Ucrânia, ou que haja um conflito entre China e Taiwan”.

Lula defendeu uma reformulação da governança global, partindo de uma ampliação do Conselho de Segurança da ONU e chegou a defender o fim do direito ao veto:

“É preciso colocar a geopolítica do século XXI para dirigir a ONU e quem sabe, a gente consiga evitar essas guerras”.

Lula defendeu uma ampliação do Conselho de Segurança da ONU. 22 de Agosto de 2022 (Foto: Bob Wei / Agência Brasil China)

O presidente, no entanto, se esquivou e evitou entrar na questão envolvendo a visita da congressista democrata, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan, a qual foi considerada por grande parte da comunidade internacional como uma provocação dos EUA que viola o princípio de Uma Só China. Lula se limitou a dizer que os problemas entre China e EUA “não são uma novidade”.

Ao se referir à integração com os países latino-americanos, Lula defendeu um aprofundamento não só comercial, mas também político entre os países do continente. Para o ex-presidente, é preciso uma “expansão conjunta”, e foi enfático em defender a criação de mecanismos de cooperação com a União Européia.

Leia também:
https://china.org.br/candidatos-a-presidencia-do-brasil-ignoram-china-em-planos-lancados-para-politica-externa/

Já quando foi perguntado sobre a relação entre o Brasil e a China, Lula assumiu um tom mais moderado e optou por trazer um balanço histórico dos governos petistas. Isso já era esperado, considerando que o ex-presidente é o primeiro colocado nas intenções de voto e falar de China parece ter se tornado um tabu entre os principais presidenciáveis.

“Fui o primeiro a reconhecer a China como uma economia de mercado”.

Lula se colocou como alguém que não aceitou entrar no esquema dos países centrais de culpar a China pela poluição do planeta terra. Citando a COP15 de 2009, Lula revelou ter recebido ligações de diversos líderes mundiais tentando encontrar maneiras de “punir a China”:

“Naquela época, eu perguntei [ao primeiro-ministro britânico]: Por acaso a Inglaterra está colocando na sua conta o pagamento histórico da poluição desde a revolução industrial? Os americanos estão pagando a sua dívida histórica com o mundo pela poluição da sua industrialização? Por que tentar jogar a culpa em cima da China? A gente pode dizer que a China está poluindo, mas não é a China a única responsável”.

O presidente enfatizou seu respeito com a relação entre Brasil e China, e que espera reestabelecer uma boa relação também com outros países, como EUA e os países da União Europeia.

https://china.org.br/zh/lula-realiza-coletiva-de-imprensa-internacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4347
CNY
0,7586
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cessar-fogo entre Irã e Israel começa sob tensão e desconfiança mútua

A trégua entre Irã e Israel, anunciada nesta terça-feira...

Geely aposta no etanol brasileiro e planeja produzir híbridos no Paraná em parceria com a Renault

A montadora chinesa Geely, uma das gigantes do setor...

Diálogo das Civilizações do BRICS é Realizado com Sucesso no Brasil

Na manhã do dia 27 de junho (horário local),...