Diretor de produção da Petrobras assume comando da estatal de forma interina até nomeação do novo presidente

Carlos Alberto de Oliveira foi nomeado pelo presidente do Conselho de Administração escolhido em assembleia

Com a destituição de Roberto Castelo Branco de membro do Conselho de Administração da Petrobras e do posto de presidente da companhia, conforme decidido em assembleia realizada na segunda-feira, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, diretor executivo de exploração e produção, assume interinamente o comando da petroleira.

O executivo foi nomeado pelo novo presidente do board da estatal, Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Dos novos oito membros que passam a compor o Conselho, sete foram indicados pelo governo federal. Entre eles está o general Joaquim Silva e Luna, o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras.

Ontem, os acionistas da Petrobras elegeram novos membros do Conselho de Administração da estatal. Entre eles, está o general Joaquim Silva e Luna. Após a realização da assembleia, os conselheiros eleitos vão se reunir para deliberar o nome de Silva e Luna como presidente da Petrobras.

A expectativa, segundo fontes, é que a reunião desse novo Conselho de Administração ocorra ainda essa semana. Só após essa formalização é que Silva e Luna poderá ser empossado presidente da estatal.

Por isso, há uma expectativa de que o general possa assumir oficialmente a presidência da empresa entre sexta-feira e a próxima segunda-feira, afirmou uma das fontes.

Nesta quarta-feira, haverá assembleia de acionistas ordinária e extraordinária. Na pauta, está a avaliação do Relatório da administração e das demonstrações financeiras da companhia relativos ao ano de 2020, definindo ainda a destinação dos recursos levantados com o resultado da Petrobras no ano passado. Haverá ainda a eleição dos membros do Conselho Fiscal, além de fixação da remuneração dos administradores, dos membros do Conselho Fiscal e dos membros dos Comitês Estatutários de Assessoramento ao Conselho de Administração.

Vai tratar ainda da incorporação da Companhia de Desenvolvimento e Modernização de Plantas Industriais.

Em comunicado, a Petrobras reafirmou que os diretores executivos que informaram que não tinham interesse em renovar seus mandatos seguirão nos cargos até a posse de seus sucessores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui