back to top
18.9 C
São Paulo
sexta-feira - 22 novembro 2024 - 07:58

Diplomata das Filipinas insulta China e pede que o país abandone disputa no mar

O principal representante diplomático das Filipinas insultou a China no Twitter, em um momento de crise pela presença de navios chineses no disputado Mar da China Meridional.

“China, minha amiga, como posso dizer de maneira educada? Deixe-me ver… o… cai fora, p****”, tuitou o secretário das Relações Exteriores, Teodoro Locsin.

A última disputa entre Manila e Pequim por estas águas ricas em recurso, que a China reivindica quase na totalidade, aconteceu em março, depois que centenas de embarcações chinesas foram observadas dentro da Zona Econômica Exclusiva das Filipinas.

A China rejeita os apelos das Filipinas para que retire os navios. A tensão se torna mais intensa à medida que Manila aumenta suas patrulhas marítimas na zona.

Locsin utiliza com frequência este tipo de linguagem no Twitter e defendeu sua tática ao afirmar que “a linguagem diplomática habitual não consegue nada”.

O Departamento de Relações Exteriores das Filipinas acusa a Guarda Costeira da China de “ações beligerantes” contra os navios filipinos que participavam de exercícios marítimos perto do disputado Atol de Scarborough.

Controlado pela China, Scarborough é uma das áreas de pesca mais ricas da região e uma fonte de tensão entre os dois países, que têm reivindicações territoriais rivais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,6798
CNY
0,7905
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

“Primeiro Secretário” entra na sala de transmissão ao vivo

"Bem-vindos, amigos que estão chegando à nossa sala de...

“Economia das Flores” traz prosperidade às comunidades rurais

Recentemente, no vilarejo de Shaolou, na cidade de Fangshan,...

Milhares de mamoeiros exploram uma “nova fronteira” no mercado agrícola

No Parque Industrial de Mamão de Caozhou, localizado no...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado