“Terra Natal da Inspiração – Zhejiang Poético” – Exposição Online para a América do Sul é inspirada no conceito de “criação de inspiração”. Parte de elementos representativos da criatividade cultural e do encanto natural de Zhejiang, tais como cerâmica, arquitetura, caligrafia, pintura, ópera, cenários e gastronomia. Apresenta as obras-primas da província de Zhejiang, através do tempo e do espaço ao povo sul-americano nas formas de imagem e texto, 3D, vídeo e interação de novas mídias. O objetivo é exibir o encanto humanista e a beleza ecológica de Zhejiang; e apresentar um banquete visual e um espetáculo cultural.
A proposta faz parte de uma série de sessões de exposição que estão sendo lançadas em aplicativos chineses como o WeChat; também nos meios comunicação e redes sociais das embaixadas e consulados chineses, nos centros culturais chineses no exterior e do Departamento Provincial de Cultura e Turismo de Zhejiang.
Na América do Sul a exposição será lançada nos websites dos meios de comunicação social e instituições culturais no Brasil, Argentina, Colômbia e outros países, para mostrar online a beleza da poética Zhejiang para a região.
Participaram on line do evento os seguintes convidados: da China, o famoso fotógrafo de Zhejiang, Xu Jian; e Zhang Xinchao, diretor, fotógrafo, estudioso da videocultura de Zhejiang. Do Brasil, os convidados foram Ceyton Boson, diretor da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri-SP; Marcelo Godoy, produtor da TVT, que sediou o diálogo on line; Max Alvim, cineasta e documentarista; Paulo Hartmann, fotógrafo e designer;
Com participação gravada foram os seguintes convidados do Brasil: Antônio Andrade Barbosa, presidente do Boi Garantido, Sérgio Noronha, produtor cultural; Paulinho Sacramento, Roteirista, Diretor, Gestor Cultural; Daniel Castro, jornalista, escritor e consultor; Guilherme Gorgulho Braz, jornalista eDoutorando em Ciências Sociais pela Unicamp; e Fábio Menegatti, Repórter na Rede Record.
Parceria Zhejiang/América do Sul
Uma das mais desenvolvidas e conhecidas províncias (estado) chinesas no mundo, Zhejiang tem como capital Hangzhou, que foi a sede em setembro de 2016, da 11º Cúpula do G20, na qual a beleza da cidade ocupou grande parte do noticiário internacional. Mas a província é conhecida também no Ocidente desde o século 13, quando Marco Polo, mercador veneziano, descreveu com admiração sobre a sua beleza e esplendor – em 2011, a fantástica paisagem do Lago Oeste entrou na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
Para celebrar as relações com a América do Sul, o Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang realizou dia 30 de novembro/2022 a conferência on line “Terra Natal de Inspiração, Zhejiang Poético – Além da Cordilheira dos Andes”.
O objetivo do evento foi mostrar oportunidades de intercâmbio cultural e turístico harmonioso e amigável de Zhejiang, reforçando a importância estratégica e simbiótica desta parceria. E reuniu representantes, líderes, profissionais e especialistas públicos e privados, das áreas de comunicação, cultura e turismo da América do Sul para dialogar com os representantes do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang.
VISÃO GERAL DA EXPOSIÇÃO ONLINE DE “TERRA NATAL DE INSPIRAÇÃO, ZHEJIANG POÉTICO”
1. Cena Maravilhosa-Lugar para ver e ser visto (Inspiração)
Zhejiang Humanidades nunca esteve em desacordo com a natureza, acreditando que uma coexistência harmoniosa entre as pessoas e a natureza é o alicerce para um futuro melhor e uma humanidade melhor.
Versão de Shengjing do celular https://shengjing.aimei.li/
Versão de Shengjing do computador: https://shengjing-pc.aimei.li
2. A Arte da Gastronomia – A Arte de Saborear o Sabor do Tempo (Inspiração da comida)
Mostrando a criatividade do “tempo de criar sabores” de Zhejiang, a exposição apresenta as especialidades de Zhejiang, tais como vinho amarelo, pernas douradas, molhos e alimentos secos, bem como os mestres associados. O resultado é uma obra-prima de cor, sabor e gosto que reflete o domínio da elaboração do gosto de Zhejiang combinado com os sabores de Jiangnan.
Versão do celular/computador universal https://opera.aimei.li/
3. Ópera-Uma Canção para os povos (Inspiração Sonora)
A exposição apresenta teatro local com características de Zhejiang, incluindo Ópera de Yue, Ópera de Kun, Ópera de Wu e Ópera de Nan, e refleti o complexo mortal e a vida folclórica da ópera Zhejiang. Centrando-se na realização artística, usa os seus cinco sabores para compor a vida da pessoa, e usa o teatro para mostrar a elegância da vida.
Versão do celular de ópera https://drama.aimei.li/
Versão do celular de computador https://drama-pc.aimei.li
4. Porcelana- O primeiro toque de verde lima (Inspiração para a porcelana)
A inspiração para a pordelana teve origem há 4.000 anos na província de Zhejiang, onde os antigos usavam barro, água e fogo para criar uma história artística que se estende por mil anos, a porcelana original da região Yue durante as dinastias Shang e Zhou foi a primeira luz na história da porcelana e o esmalte foi colorido por artesanato artesanal para lhe dar uma rara primeira porcelana.
Primeira porcelana
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/Celadon.html
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/Celadon.html
5. Arquitetura-Primeiro Feixe Falcão (Inspiração de arquitetura)
Há 7.000 anos, em Hemudu, nasceu uma arquitetura criativa de galinheiro seco. Esta técnica de enquadramento, baseada na utilização de vigas e colunas, foi uma grande invenção na tecnologia de construção, lançando as bases da arquitetura tradicional de estruturas de madeira, e nos anos seguintes, as vigas de madeira de Hemudu crescem como árvores gigantes no céu, espalhando a sua inspiração arquitetônica sobre a rica e variada terra de Zhejiang, criando o melhor tributo humano à natureza.
Primeiro feixe falcão
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/Architecture.html
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/Architecture.html
6. Arte-Primeira pintura (Inspiração da Cor)
Caligrafia e pintura são as artes em que a literária chinesa mapeou a sua visão do mundo. Nessa primavera, há 1.700 anos, Wang Xizhi escreveu a primeira linha de caligrafia do mundo, o “Prefácio de Lanting”, com uma explosão de inspiração que nunca mais voltaria, também têm liderado o caminho de inúmeros gigantes da pintura e da caligrafia em Zhejiang, cujas obras, maravilhosamente diversificadas, mostram ao mundo a sua paixão pela criatividade e a sua genialidade na expressão de todas as coisas do céu e da terra.
Primeira pintura
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/PaintingAndCalligraphy.html
http://online-exhibition.tourzj.gov.cn/SouthAmerica/PaintingAndCalligraphy.html