back to top
18.4 C
São Paulo
sábado - 30 agosto 2025 - 10:04

Consulado-Geral da China na cidade do Rio de Janeiro foi alvo de um atentado a bomba

Nesta última quinta (16), o Consulado-Geral da República Popular da China na cidade do Rio de Janeiro foi alvo de um atentado a bomba. A Polícia Civil do Estado ainda está tentando identificar o suspeito.

Segundo o site O Antagonista, o crime ocorreu às 21:48 e foi flagrado por câmeras de segurança. No vídeo, um homem saca um artefato explosivo do bolso, aciona e o arremessa contra o consulado, fugindo logo em seguida. O corpo diplomático não sofreu nenhum ferimento, apenas o portão foi danificado.   

O esquadrão antibombas acionado pela 10ª DP recolheu fragmentos do explosivo para análise. Mas, ao que tudo indica, o artefato se trataria de um explosivo de fabricação artesanal de pequeno porte.

O município do Rio já registrou outros ataques semelhantes, incluindo um assalto em 2018, promovidos contra o consulado da Venezuela, no centro do Rio. À época, o sr. cônsul Edgar González recebeu ameaças e tentativas de invasão, no entanto, sem sucesso.

Ainda não há um comunicado oficial do Consulado da China no Rio sobre o caso.

Esse ataque acontece após uma onda de comentários xenofóbicos e racistas registrados nas redes sociais nas vésperas do último Sete de Setembro. Na ocasião, apoiadores do atual governo federal ameaçavam o embaixador chinês, sr. Yang Wanming, e defendiam a invasão das instalações da representação diplomática chinesa no Brasil.

Portanto, é preciso denunciar esse ataque que, além de anti-chinês, tem como alvo a relação de amizade entre Brasil e China. Amizade essa que, no último dia 15 de agosto, completou 47 anos do estabelecimento das relações diplomáticas.

Diversas entidades e grupos já emitiram manifestos contra a ação do bandido. A Agência Brasil China se solidariza com o povo chinês e sua representação diplomática, e cobramos respostas sobre os envolvidos neste ataque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Brasil amplia diálogo com China, Europa e mundo árabe para reduzir dependência dos EUA

O governo brasileiro intensificou sua ofensiva diplomática e comercial...

China ganha prestígio entre brasileiros enquanto EUA perdem espaço em meio ao tarifaço

A relação dos brasileiros com as grandes potências mundiais...

Colheita abundante de uvas entoa melodia de revitalização rural

Recentemente, no Vinhedo Dazhang de Zhang Xiaoli, na vila...

Trump ameaça tarifa de 200% contra China em nova escalada da guerra comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a...