A cidade costeira de Xiamen, Província de Fujian, no leste da China, registrou alta de 57,3% em seu comércio exterior com os países do BRICS no primeiro trimestre de 2023 em relação ao ano passado, para 24,77 bilhões de yuans (US$ 3,6 bilhões), informaram as autoridades alfandegárias locais.
O comércio exterior da cidade com o Brasil, Rússia, Índia e África do Sul representou 10,6% de seu valor total de importação e exportação durante o período.
BRICS é a sigla para um grupo de mercados emergentes que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Xiamen foi a cidade-sede da nona Cúpula do BRICS em 2017.
Durante os primeiros três meses deste ano, as exportações de Xiamen para os países do bloco totalizaram 7,27 bilhões de yuans, um aumento anual de 27,9%, e suas importações a partir destes totalizaram 17,5 bilhões de yuans, um aumento de 74%.
Os principais bens importados pela cidade dos países do BRICS durante o período incluíram carvão, lignito, minério de metal, areias minerais e produtos agrícolas.
Suas principais exportações para os países do BRICS incluíam produtos mecânicos, produtos elétricos e bens intensivos em mão-de-obra. Notavelmente, suas exportações de automóveis para os membros do grupo durante o período dispararam 109 vezes, para 540 milhões de yuans.