back to top
22.3 C
São Paulo
quarta-feira - 26 março 2025 - 02:04

Com Brasil em alta na China, investidores de Shenzhen visitam São Paulo

A cidade de São Paulo receberá na tarde da próxima sexta-feira, dia 14 de abril, uma delegação composta por gestores públicos e empresários da cidade chinesa de Shenzhen, distrito Yantian.

Organizado pela Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), o encontro será focado nos setores de comércio, logística, serviços portuários e tecnologia da informação. A Conferência de Cooperação Econômica e Comercial China (Shenzhen-Yantian) – Brasil (São Paulo) é a primeira deste tipo promovida por Shenzhen-Yantian na América Latina.

Retomada bilateral

A expectativa com a retomada da agenda bilateral Brasil-China está animando investidores. O fim das restrições em função da COVID-19 e a atenção dedicada pelo novo governo do Brasil no âmbito da COSBAN são alguns dos motivos.

Apesar da pandemia, a China não cessou os investimentos no Brasil. O volume de investimentos de 2021 (US $5,9 bilhões) registrou um crescimento de 208% em relação ao ano anterior (2021, US $1,9 bilhões), superando também o ano de 2019 (US $5,6 bilhões), anterior à COVID-19. 

Em geral, os investimentos chineses no Brasil se concentram na área de fabricação de automóveis, aparelhos elétricos, eletricidade e serviços financeiros. Em Tecnologia da Informação, a China investiu em 10 projetos, todos em São Paulo. Além de concentrar todos os projetos em TI, o Estado de São Paulo foi aquele que mais se beneficiou desses investimentos. Em 2021, o volume apostado no Estado foi de 59% do total.

A “Silicon Valley chinesa”

A cidade de Shenzhen é conhecida em todo o mundo por seu alto grau de desenvolvimento tecnológico. A cidade, que hoje é um polo de serviços financeiros de ponta, foi palco de um desenvolvimento acelerado pela Reforma e Abertura, colocada em prática pelo presidente Deng Xiaoping na década de 1980.

Apelidada de “Silicon Valley chinesa”, Shenzhen é repleta de startups atuando em áreas como inteligência artificial e de tecnologia da informação. O vasto ambiente digital da China, com mais de 800 milhões de usuários, é um enorme laboratório para aperfeiçoar esse tipo de tecnologia.

A cidade também é uma liderança mundial em tecnologias sustentáveis. Toda sua frota de transporte público, seja coletivo ou privado, é composta por veículos elétricos. 

Junto com outras cidades ao Sul da China, Shenzhen faz parte da Área da Grande Baía de Guangdong–Hong Kong–Macau, região formada por nove cidades e duas regiões administrativas especiais. O PIB somado desse grande celeiro de inovações tecnológicas é de 1,8 trilhões de dólares. 

Novos parceiros

O evento receberá cerca de 100 convidados e contará com a presença do Consul Adjunto da Seção Comercial e Econômica do Consulado da R.P. da China em São Paulo, Sr. Pedro Li. O vice-governador, Sr. Felicio Ramuth, está entre os confirmados que irão representar o Estado de São Paulo. A delegação chinesa presente será liderada pelo vice-prefeito do Governo Popular Municipal de Shenzhen, sr. Chen Qing. Além dele, outros cinco membros do corpo administrativo de Shenzhen-Yantian estarão presentes. São eles:

  • Gong Chunhui, Diretor do Departamento de Recursos Humanos e Segurança Social de Shenzhen
  • Lu Nan, Vice-Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Reforma do Distrito Yantian, Shenzhen
  • Xie Yanhong, Director, Supervisão e Administração de Agências do Governo do Distrito Yantian, Shenzhen
  • Xiong Zhongfeng, Diretor da Administração dos Ativos Estatais do Distrito Yantian, Shenzhen
  • Chen Wenqing, Vice-Diretor do Departamento de Indústria e Tecnologia da Informação do Distrito Yantian, Shenzhen

A partir do diálogo com a CBCDE, empresários e representantes governamentais, os membros da delegação objetivam se inserir no mercado brasileiro, identificando suas demandas e potencialidades. Há também a expectativa de que se encontrem novos mediadores internacionais para promover a relação entre os dois países.

Próximos passos

A Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) está empenhada em identificar e trabalhar junto ao lado brasileiro para sanar as demandas econômicas, aproximar futuros parceiros e auxiliar governos e empresas a trabalharem juntos em prol da prosperidade comum. 

Nesse sentido, o Secretário-Geral da CBCDE, o Sr. Oscar Wei, informa que estão no horizonte outras atividades do tipo. Está sendo organizada uma conferência voltada para apresentar as novas tendências tecnológicas no setor logístico, o que deve ocorrer no próximo semestre.

Com o envolvimento de pesquisadores e gestores chineses e brasileiros do ramo, a expectativa é que esse encontro promova novas oportunidades para importadores e exportadores.


Para mais informações, como lista de empresas presentes e inscrições, acesse: https://china.org.br/shenzhen-saopaulo/

https://china.org.br/shenzhen-saopaulo/

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,8097
CNY
0,8002
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Minério de ferro salta com demanda forte da China superando preocupação com corte de produção

Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta...

Empresários russos visitam fábrica de pandas em Heze para nova parceria comercial

Recentemente, o representante da empresa russa BORK fez uma...

Trump alerta: “não queremos que Rússia e China se aproximem”

O presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou preocupação com...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado