Na noite desta quinta-feira (20), uma colisão entre um caminhão e um ônibus resultou na morte de 12 pessoas e deixou outras 11 feridas na rodovia Waldir Canevari (SP-355/330), entre os municípios de Nuporanga e São José da Bela Vista, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. As informações são do portal G1.
O acidente ocorreu em um trecho de pista simples da rodovia. Segundo a Polícia Militar, o ônibus transportava 29 passageiros, incluindo estudantes universitários que retornavam de Franca para São Joaquim da Barra. As causas da colisão ainda estão sendo investigadas.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviária foram acionadas por volta das 22h55 e concluíram os trabalhos de resgate às 4h desta sexta-feira (21). Imagens do local mostram o ônibus com a lateral destruída, indicando a gravidade do impacto. As vítimas feridas foram encaminhadas para o Pronto-Socorro e a Santa Casa de São Joaquim da Barra, além do Hospital São Geraldo, em Nuporanga. Até o momento, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas.
A Atlética Unificada da Universidade de Franca (Unifran) manifestou pesar pelo ocorrido em suas redes sociais, prestando solidariedade às famílias das vítimas. A instituição também declarou luto oficial e suspendeu as atividades acadêmicas desta sexta-feira.
Este trágico acidente ressalta a necessidade de melhorias na infraestrutura das rodovias da região e de campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, visando prevenir futuras ocorrências semelhantes.
O governo de São Paulo emitiu nota lamentando o acidente: O Governo de SP lamenta profundamente e solidariza com os familiares das vítimas do acidente ocorrido na estrada vicinal Jorge Luiz, entre um ônibus e uma carreta, que ocasionou na morte de 12 estudantes da Universidade de Franca em Nuporanga. O governador Tarcísio de Freitas decretou luto oficial de três dias.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 23h desta quinta-feira (20) e realizou, juntamente com as equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu, os primeiros atendimentos às vítimas. Outras 21 pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região. O motorista da carreta, que está hospitalizado, foi autuado em flagrante por fuga de local, homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.
Os corpos das vítimas foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Joaquim da Barra e as equipes trabalham para identificação e liberação para as famílias. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) acompanha o caso e dá suporte à equipe do IML no trabalho de identificação.
A Artesp informa que o ônibus estava regular e com a vistoria em dia com a Agência.
Obras na Rodovia Prefeito Fábio Talarico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-SP) orienta que os motoristas utilizem as seguintes rotas alternativas à interdição da SP 345:
São Joaquim da Barra e Morro Agudo a partir de Franca:
– Partindo de Franca, vá até o cruzamento da rodovia SP-345 (Fabio Talarico) com a rodovia SP-334 (Cândido Portinari)
– Acesse a SP-334 no sentido Batatais
– Continue até o cruzamento com a rodovia SP-351 (Altino Arantes)
– Siga pela SP-351 até a rodovia SP-330 (Anhanguera)
– No cruzamento com a SP-345, acesse-a para chegar a Morro Agudo e/ou São Joaquim da Barra
Para Franca a partir de Morro Agudo e São Joaquim da Barra:
– Partindo de Morro Agudo ou São Joaquim da Barra, acesse a rodovia SP-330 (Anhanguera)
– Siga em direção ao município de Orlândia.
– No cruzamento com a rodovia SP-351 (Altino Arantes), siga no sentido Batatais
– No cruzamento com a rodovia SP-334 (Cândido Portinari), siga em direção ao município de Franca.
O DER-SP finaliza o projeto executivo da obra estrutural que será realizada na ponte sobre o rio Salgado, no km 63,3 da Rodovia Prefeito Fábio Talarico (SP 345), com previsão de início da licitação na primeira quinzena de março e início das obras, no menor prazo possível, com duração estimada entre 4 e 6 meses.
Em novembro de 2024, logo após a interdição, o DER já havia realizado o serviço emergencial de injeção de concreto na ponte, com o objetivo de preservar a estrutura até a execução dessa obra estrutural que será contratada. A interdição foi necessária devido à constatação de patologias em dois pilares da ponte, em decorrência do deslocamento de um talude existente no local.