A aceleração da venda de ações que começou pela manhã, embora a Xinhua não tenha feito menção à suspensão da aprovação. Os investidores já estão nervosos por causa de uma campanha governamental de dez meses para controlar os setores de e-commerce e mídias sociais.
A administração de Xi Jinping está empreendendo uma campanha simultânea para conter o vício entre menores, reduzir os gastos crescentes com itens virtuais e estimular os jovens a passatempos mais produtivos. Na semana passada, o governo lançou novos regulamentos para o setor, incluindo a limitação do número de vezes que as crianças podem jogar videogame a três horas por semana.
Uma moratória sobre novos títulos marcaria uma escalada na repressão aos jogos, atingindo diretamente o lucro dos desenvolvedores. O tão aguardado título League of Legends Mobile da Tencent não será lançado em 15 de setembro, conforme inicialmente previsto, porque “precisava melhorar a experiência de jogo”, de acordo com um aviso postado na página oficial do jogo no Weibo. Os testes vão decorrer até depois do feriado do Dia Nacional em outubro, disse o aviso sem dar mais detalhes.
Funcionários do departamento de publicidade do Partido Comunista e do regulador da indústria revelaram sua decisão aos executivos da Tencent e Netease na reunião de quarta-feira (8), informou o South China Morning Post, citando uma pessoa informada sobre o assunto.
As aprovações de jogos foram suspensas enquanto o governo descobre como reduzir o número de títulos no mercado, principalmente após o ritmo frenético do primeiro semestre. Desde agosto, os investidores ficaram cada vez mais nervosos com o setor de jogos quando a mídia estatal chinesa condenou o “ópio espiritual” dos jogos, levando a Tencent a propor uma proibição para crianças. Embora vários jornais tenham retratado esse comentário, dizendo que foi uma declaração exagerada, a preocupação persistente é que Pequim irá em seguida concentrar sua atenção em uma arena que é fundamental para os resultados financeiros dos gigantes da mídia, da Tencent a Activision Blizzard.
De forma mais ampla, a campanha de Pequim para controlar sua gigantesca indústria de internet está se aproximando do 11º mês, uma provação de montanha-russa que começou quando os reguladores torpedearam o IPO recorde do Ant Group de Jack Ma, antes de lançar investigações sobre o Alibaba e Tencent.