China realiza Conferência Central de Trabalho Econômico para efetuar planos para 2024

(Foto: Xinhua/Yao Dawei)

A Conferência Central de Trabalho Econômico, a qual é realizada anualmente, aconteceu em Beijing nesta segunda e terça-feira, onde os líderes chineses decidiram prioridades para o trabalho econômico em 2024.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, fez um importante discurso na conferência.

Em seu discurso, Xi revisou o trabalho econômico do país em 2023, analisou a situação econômica atual e organizou o trabalho econômico no próximo ano.

Durante a reunião, foi observado que a economia da China alcançou uma recuperação, com um sólido progresso no desenvolvimento de alta qualidade em 2023.

Para revitalizar ainda mais a economia, a China ainda precisa superar algumas dificuldades e desafios, incluindo a falta de demanda efetiva, o excesso de capacidade em alguns setores, expectativas sociais fracas, alguns riscos e problemas ocultos, gargalos na circulação doméstica, bem como o aumento da complexidade, gravidade e incerteza do ambiente externo, de acordo com a reunião.

É importante estar mais atento aos perigos potenciais e responder e resolver esses problemas de forma eficaz, segundo a reunião.

De um modo geral, as condições favoráveis superam os fatores desfavoráveis no desenvolvimento da China, e a tendência fundamental da recuperação econômica e a perspectiva positiva de longo prazo não mudaram, disse a reunião, pedindo mais confiança.

Com relação ao trabalho econômico no próximo ano, a reunião pediu esforços para buscar o progresso e, ao mesmo tempo, garantir a estabilidade, consolidar a estabilidade por meio do progresso e estabelecer o novo antes de abolir o antigo.

A reunião pediu a introdução de mais políticas que ajudarão a estabilizar as expectativas, o crescimento e o emprego, além de esforços ativos para promover a transição dos modelos de crescimento, o ajuste estrutural e a melhoria da qualidade e da eficiência, de modo a consolidar a base do desenvolvimento econômico estável com perspectivas positivas.

O país deve fortalecer os ajustes anticíclicos e intercíclicos das políticas macroeconômicas e continuar a implementar uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente, com inovação e coordenação reforçadas das ferramentas de política, afirmou a reunião.

A reunião pediu a expansão racional do escopo dos títulos especiais do governo local como fundos de capital, a implementação de políticas de cortes estruturais de impostos e taxas, e principalmente o apoio à inovação científica e tecnológica e ao desenvolvimento da indústria manufatureira.

A reunião enfatizou esforços para manter uma liquidez razoável e suficiente, além de manter a escala do financiamento social e da oferta monetária alinhada com as metas esperadas de crescimento econômico e níveis de preços.

Segundo a reunião, as instituições financeiras devem ser orientadas a aumentar o apoio à inovação científica e tecnológica, à transformação verde, ao financiamento inclusivo para micro e pequenas empresas e à economia digital.

Também pediu esforços para garantir um declínio constante nos custos gerais de financiamento e manter a taxa de câmbio do RMB basicamente estável em um nível razoavelmente equilibrado.

Deve-se tomar medidas para fortalecer a consistência da orientação da política macroeconômica, fortalecer a coordenação de políticas fiscais, monetárias, de emprego, industriais, regionais, de ciência e tecnologia e de meio ambiente, incluir políticas não econômicas na avaliação da consistência das políticas macroeconômicas para assegurar sinergias entre as políticas.

A reunião listou as prioridades em nove aspectos a seguir:

— A inovação em ciência e tecnologia deve liderar o desenvolvimento de um sistema industrial moderno.

— Deve-se fazer mais para expandir a demanda doméstica.

— Deve-se aprofundar reformas em áreas chave.

— Deve-se expandir a abertura de alto padrão.

— Deve-se prevenir e neutralizar riscos em áreas chave de forma contínua e eficaz.

— Devem ser feitos esforços sustentados para fazer um bom trabalho no trabalho relacionado com a agricultura, as zonas rurais e os agricultores.

— Devem ser feitos esforços para facilitar o desenvolvimento integrado urbano-rural e o desenvolvimento regional coordenado.

— Mais deve ser feito para promover a conservação ecológica e o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

— Esforços devem ser feitos para garantir e melhorar os meios de subsistência das pessoas.

No que se refere à inovação científica e tecnológica, a reunião urgiu à promoção da inovação industrial através da inovação científica e tecnológica e, em particular, à criação de novas indústrias, novos modelos e impulso a partir de tecnologias disruptivas e de ponta.

Apelou ao fomento de indústrias emergentes estratégicas, incluindo a produção biológica, a indústria espacial comercial e a economia de baixa altitude, e a abertura de novas arenas para indústrias futuras, como a tecnologia quântica e as ciências da vida.

Na expansão da demanda interna, esforços devem ser feitos para estimular o consumo com potenciais e expandir o investimento produtivo para criar um ciclo virtuoso de promoção mútua entre consumo e investimento.

O desenvolvimento do consumo digital, do consumo verde e do consumo de saúde deve continuar a ser promovido, e devem ser fomentadas novas áreas de crescimento, como o consumo de eletrodomésticos inteligentes, entretenimento e turismo, eventos esportivos e marcas nacionais da moda.

O consumo de produtos, incluindo veículos de nova energia e produtos eletrônicos, deve ser estimulado, enquanto esforços devem ser feitos para aumentar a renda dos residentes urbanos e rurais e expandir a escala do grupo de renda média.

Os mecanismos de investimento e financiamento devem ser melhorados, com novos mecanismos de cooperação para a implementação de capital público e não governamental e para o apoio ao capital não governamental na participação na construção de infraestruturas de novos tipos.

No que se refere ao aprofundamento das reformas, devem ser tomadas medidas para melhorar a competitividade central das empresas estatais, promover o desenvolvimento da economia privada e incentivar as pequenas e médias empresas a desenvolverem tecnologias especiais e sofisticadas para produzir produtos novos e únicos.

A criação de um mercado nacional unificado será acelerada e serão realizados esforços para quebrar o protecionismo local e a segmentação do mercado. O custo logístico deve ser efetivamente reduzido.

Deve ser concebida uma nova rodada para reforma do sistema fiscal e tributário e deve ser implementada a reforma do sistema financeiro.

Na frente relacionada à abertura, devem ser feitos esforços para fomentar novos catalisadores de comércio exterior, consolidar o desempenho geral do comércio exterior e do capital estrangeiro e expandir o comércio de bens intermediários, o comércio de serviços, o comércio digital e a exportação transfronteiriça de comércio eletrônico.

O acesso ao mercado para as indústrias de telecomunicações, médica e outros serviços deve ser facilitado, enquanto esforços devem ser feitos para se alinhar com as regras econômicas e comerciais globais de alto padrão, resolver questões como o fluxo de dados transfronteiriço e a participação igualitária em compras governamentais e tornar o “Investir na China” uma escolha popular.

Na prevenção e neutralização de riscos, é necessário coordenar medidas para mitigar os riscos relacionados ao setor imobiliário, à dívida de governos locais e às pequenas e médias instituições financeiras, reprimir rigorosamente as atividades financeiras ilegais e prevenir resolutamente os riscos sistêmicos.

Devem ser feitos esforços ativos e prudentes para neutralizar os riscos no setor imobiliário, as necessidades razoáveis de financiamento das empresas imobiliárias de diferentes propriedades devem ser satisfeitas de forma igualitária e a construção de um novo modelo de desenvolvimento para o setor imobiliário deve ser acelerada.

Devem ser tomadas medidas coordenadas para resolver os riscos da dívida dos governos locais, assegurando simultaneamente a estabilidade e o desenvolvimento.

No que se refere ao desenvolvimento verde, a reunião pediu o avanço da conservação ecológica e a promoção do desenvolvimento verde e de baixo carbono, com medidas que incluem o desenvolvimento de áreas pioneiras na construção de uma Bela China e pólos que exemplificam o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

O país deve aproveitar todas as oportunidades, aproveitar plenamente as condições favoráveis disponíveis e lidar com as incertezas externas com trabalho dedicado.

A reunião sublinhou a manutenção e o reforço da liderança geral do Partido e a prossecução da implementação sólida das decisões e dos desdobramentos do Comitê Central do PCCh sobre o trabalho econômico. A reunião também salientou assegurar o abastecimento do mercado e a estabilidade dos preços de produtos importantes para a subsistência das pessoas na passagem de ano, assegurar o pagamento integral e pontual dos salários dos trabalhadores migrantes, cuidar dos grupos desfavorecidos, bem como implementar sistemas de responsabilidade pela segurança no local de trabalho.

Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi, membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participaram da reunião.

Li Qiang fez o discurso de conclusão, apresentando requisitos para implementar o espírito do importante discurso de Xi e fazer um bom trabalho no trabalho econômico no próximo ano. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui