O Banco de Exportação e Importação da China (China EximBank) reforçou o apoio de crédito ao desenvolvimento da indústria de comércio exterior do país no primeiro semestre de 2024, quando emprestou 1 trilhão de yuans (US$ 140,22 bilhões) ao setor, uma alta anual de 13,27%.
O banco de políticas contribuiu para consolidar a base do comércio exterior e o cultivo de novos motores para o comércio exterior, aumentando o crédito para expansão do comércio de bens intermediários, comércio de serviços e comércio digital, além de promover a exportação de três principais produtos verdes e intensivos em tecnologia, apelidados de “novos três”.
No final de junho, os empréstimos pendentes do banco para o setor de comércio exterior tinham aumentado 12,42% em relação ao ano anterior, para 3,34 trilhões de yuans.
Além disso, impulsionou o apoio financeiro para o desenvolvimento de alta qualidade da indústria manufatureira. O banco ofereceu produtos de empréstimos especiais voltados para inovação tecnológica e P&D, bem como a construção de novos tipos de infraestrutura, para empresas de manufatura.
Os empréstimos pendentes do banco para a indústria manufatureira ultrapassaram 2 trilhões de yuans no final de junho. O banco ofereceu 410 bilhões de yuans em empréstimos ao setor nos primeiros seis meses de 2024.
O China EximBank é um banco de políticas estatal e financiado pelo Estado que apoia o comércio exterior, o investimento e a cooperação econômica internacional da China.