China e África estão desenvolvendo iniciativas conjuntas em Xangai para acelerar a transição para energias verdes e combater o efeito das mudanças climáticas. O novo projeto, intitulado “Iniciativa de Ação de Xangai para a Transição Energética Sustentável e Investimento e Financiamento Verdes”, foi lançado antes da cúpula do Fórum de Cooperação China-África 2024. A informação foi divulgada pelo China Daily, parceiro da TV BRICS.
A iniciativa é baseada na transição de combustíveis fósseis para energia renovável. A mesa-redonda contou com a presença de representantes governamentais, especialistas e empresários e destacou a necessidade de aumentar os investimentos em infraestrutura e tecnologia verdes, bem como o desenvolvimento de políticas apropriadas.
A Iniciativa de Xangai propõe passos concretos para que China e África trabalhem juntas, como:
fortalecimento do diálogo político;
pesquisa conjunta sobre energia sustentável;
promoção de produtos e serviços financeiros verdes.
Funcionários de ambos os lados enfatizaram seu compromisso com a cooperação em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Cui Dandan, representante do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, destacou que a China e a África compartilham objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.