Departamentos relevantes da China introduzirão mais de 50 padrões nacionais e industriais para inteligência artificial (IA) até 2026, informa Xinhua News Agency, parceiro da rede TV BRICS, referindo-se ao documento publicado pelo Ministério da Indústria e Informatização do país, juntamente com três outros serviços governamentais.
A lista de diretrizes de desenvolvimento descreve sete áreas para o desenvolvimento de um sistema de padrões de IA. De acordo com o documento, elas ajudarão no desenvolvimento de empresas e na modernização industrial por meio de um melhor uso da tecnologia.
Nos últimos anos, o setor de IA da China fez progressos na inovação tecnológica, na criação de novos produtos e em suas aplicações industriais, disse a agência. O relatório de trabalho do governo deste ano introduziu a iniciativa “AI Plus”, um conjunto de medidas criadas para acelerar o desenvolvimento da economia digital, impulsionando a modernização dos setores de manufatura.
Foi relatado anteriormente que existem atualmente mais de 4.500 empresas de IA operando na China. Em 2023, o volume total dos principais setores de IA no país asiático ultrapassou US$ 81 bilhões (cerca de R$450 bilhões), aumentando 14% em relação ao ano anterior.