A China apoia a presidência brasileira do BRICS em 2025 e levará adiante, em conjunto com o Brasil, uma maior cooperação do BRICS para obter novos resultados, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira.
O porta-voz Guo Jiakun fez as observações em uma coletiva de imprensa diária quando perguntado se a China e o Brasil começaram a discutir uma resposta conjunta ou no âmbito do BRICS em relação às tarifas adicionais impostas pelos EUA.
“A China sempre acredita que o protecionismo não levará a lugar nenhum e que não há vencedor em uma guerra comercial ou em uma guerra tarifária”, disse Guo, acrescentando que isso é um consenso universal da comunidade internacional.
Os EUA devem estar cientes de que o que a comunidade internacional precisa não é impor tarifas, mas abordar as preocupações uns dos outros por meio de consultas iguais com base no respeito mútuo, observou o porta-voz.
A China continuará a tomar as medidas necessárias para proteger firmemente seus direitos e interesses legítimos, segundo ele.
Quanto às relações China-Brasil, Guo afirmou que como dois grandes países do mundo e membros representativos do Sul Global, a China e o Brasil mantiveram a determinação estratégica e fizeram conjuntamente contribuições positivas para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do mundo em um mundo volátil e turbulento.
Ele ressaltou que a China trabalhará com o Brasil para implementar o consenso alcançado pelos líderes de Estado dos dois países, empenhar-se em obter mais resultados em cooperação sino-brasileira em todas as áreas, praticar o verdadeiro multilateralismo, e defender o papel central da ONU e os direitos e interesses legítimos dos países do Sul Global.