O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA conversou na quinta-feira (21) por videoconferência com seu homólogo da China, informou o gabinete do oficial norte-americano.
Segundo o comunicado norte-americano, Charles Brown e Liu Zhenli discutiram “uma série de questões de segurança global e regional”.
“O general Brown discutiu a importância de trabalhar em conjunto de forma responsável, evitar erros de cálculo e manter linhas de comunicação abertas e diretas. O general Brown reiterou a importância de o Exército de Libertação Popular [da China] se engajar em um diálogo substantivo para reduzir a probabilidade de mal-entendidos”, indicou a declaração.
Trata-se da primeira vez que os dois líderes falam diretamente desde que Brown assumiu o cargo. A conversa se seguiu ao acordo de novembro na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) entre Joe Biden e Xi Jinping, presidentes dos EUA e da China, respectivamente, para retomar os laços militares.
Eles foram suspensos por Pequim depois que Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes norte-americana (2019-2022), visitou Taiwan em agosto de 2022, relata na sexta-feira (22) a agência britânica Reuters.
As relações bilaterais têm se deteriorado nos últimos anos em todas as áreas, incluindo na área comercial, na questão do futuro de Taiwan e devido a disputas territoriais no mar do Sul da China e outras.