A pira Paralímpica foi acesa para sinalizar o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno Beijing 2022.
Durante uma esplêndida Cerimônia de Abertura no coração da capital chinesa, milhares de atletas de todo o mundo se uniram em um festival de gelo e neve enquanto fogos de artifício iluminavam a noite.
Após tomarem a forma e as cores dos Agitos Paralímpicos, o espetáculo pirotécnico ficou na cor roxa, em homenagem ao WeThe15, uma campanha global que visa aumentar a visibilidade, inclusão e acessibilidade de 1,2 bilhão de pessoas com deficiência pelo mundo.
Essas pessoas correspondem a 15% da população global e, na sequência de um apelo para que o mundo se comprometa com a mudança, um grupo de atores – muitos deles com deficiência – representou preciosos momentos de partilha lado a lado, desde uma menina com deficiência visual iluminando uma lanterna vermelha, a uma família indo em busca dos seus sonhos e um homem idoso dançando com um menino.
Esses voluntários são de diversas faixas etárias e são mostrados juntos, apoiando uns aos outros, com suas expressões trazendo conforto e aconchego, apesar do cenário adverso.
Brasileiros em ação
Tendo como porta-bandeiras Aline Rocha e Cristian Ribera, o Brasil foi a quinta delegação a entrar no desfile das nações, e está em Pequim com sua maior missão nesta que é a sua terceira participação em Jogos Paralímpicos de Inverno, uma história que começou há oito anos, em Sochi 2014.
Ao todo serão seis atletas, cinco deles do esqui cross-country:
- Aline Rocha
- Cristian Westemaier Ribera
- Guilherme Cruz Rocha
- Robelson Moreira Lula
- Wesley Vinícius dos Santos
E um do snowboard:
- André Barbieri
O primeiro compromisso dos atletas brasileiros é no domingo, dia 6 de março, com as provas de 18km masculino e 15km feminino do esqui cross-country, além da classificatória masculina do snowboard cross.
Os Jogos Paralímpicos de Inverno Beijing 2022 vão de 4 a 13 de março.