O Instituto Butantan recebeu da China, nesta segunda-feira (19), mais 3.000 litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), insumos equivalentes a 5 milhões de doses da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 produzida pelo instituto em parceria com a biofarmacêutica Sinovac.
A aeronave com a matéria-prima decolou, de Pequim, às 14h (horário de Brasília) da última sexta-feira (16) com o terceiro carregamento de 2021 e pousou no Brasil pouco depois das 6h desta segunda-feira, no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O lote enviado pela biofarmacêutica Sinovac chegou em um voo da companhia aérea Turkish Airlines que passou por escalas na Turquia e Islândia. A matéria-prima recebida passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do Programa Nacional de Imunizações, coordenado pelo Ministério da Saúde.
Na sequência, o carregamento será transportado em caminhões refrigerados até a sede do Butantan, na capital paulista, onde as vacinas serão envasadas, embaladas e rotuladas para a distribuição ao SUS (Sistema Único de Saúde).