back to top
16.7 C
São Paulo
quarta-feira - 20 agosto 2025 - 04:37

Brasileiros são destaque em conferência internacional com artigo sobre combate à Covid-19 na China

Pesquisadores brasileiros ganharam o título de “Melhor Paper entre Profissionais” na Conferência Internacional sobre Organização Pública (ICONPO) de 2021, organizada pela Sociedade de Relações Públicas da Ásia-Pacífico, com o artigo “O Estado Chinês no Combate à Covid-19: Gestão de Crise em Análise”.

O texto foi escrito por José Renato Peneluppi Jr., advogado, doutor em Administração Pública pela Huazonhg Universidade de Ciência e Tecnologia (HUST) e Olívia Bulla, jornalista e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

A ICONPO reúne especialistas de diversas universidades da Ásia-Pacífico, incluindo instituições na Indonésia, Malásia, Tailândia, China, entre outros. Neste ano, o evento ocorreu de forma virtual e teve o tema “Governança Digital e Gestão de Crises após a Covid-19: Uma Chamada para Ação”, com a participação de acadêmicos e profissionais de diferentes áreas.

O artigo premiado analisa as ações tomadas pelo Estado chinês a partir de janeiro de 2020, com a crise de saúde pública na cidade de Wuhan. Com uma população de 1,44 bilhões, o país asiático representa cerca de 0,05% de casos confirmados e 0,12% das mortes causados por Covid-19 no mundo atualmente.

Em entrevista à revista China Hoje, Bulla afirma que o acompanhamento das ações chinesas se tornou um estudo de caso para “compreender o sistema político e o modelo econômico do país”.

“Para a China, a vida e a força de trabalho é o que sustenta a economia. Todas as ações no combate à pandemia foram dentro desse princípio comunista”, explica a jornalista, que ressalta que as medidas foram tomadas no mesmo ano em que o país conseguiu concluir a meta de eliminar a pobreza extrema. “No ocidente, a economia teve um peso muito forte, ficando acima do Estado, seguindo o modelo liberal.”

Durante o texto, os pesquisadores identificaram ferramentas de tecnologia usadas pelo governo chinês na luta contra o novo coronavírus, como o uso de QR Codes e o sistema de crédito social.

Peneluppi Jr., que mora em Wuhan há onze anos, ainda ressalta o esforço do Partido Comunista da China (PCCh) para a formação de uma comunidade unida: “O povo chinês está acostumado a ler, escrever, acompanhar o que está acontecendo ao redor, através de vários instrumentos de organização. Quem batia de porta em porta para fazer contagens e ver o que a população estava precisando, foram as comunas de bairro, com os membros do PCCh. A gente não está habituado a isso no ocidente”, ele explica.

Para os autores do artigo, as práticas chinesas no combate à pandemia podem representar um modelo aplicável para outros países, através de quatro fases: testagem em massa, rastreamento, isolamento e tratamento.

“Não é questão de ser autoritário. O PCCh foi ganhando expertise no combate. Em casos mais recentes, não foi necessário fazer lockdown de cidades inteiras, mas bairros. E os isolamentos duraram apenas semanas, em vez de meses. Eles foram aprimorando”, defende Olívia Bulla.

José Renato Peneluppi Jr. ainda ressalta que a China acredita que só poderá vencer a Covid-19 se o mundo inteiro lutar contra o vírus. “Em um prédio, o seu vizinho não é só a pessoa que mora ao seu lado, é a pessoa que compartilha o mesmo ambiente, o mesmo ar. Se ela estiver seguindo medidas equivocadas, estará te comprometendo. O compromisso com a comunidade é essencial”, ele ressalta. “Existe uma frase chinesa que diz ‘o povo é simplesmente as montanhas e o rio’. Um país é o seu povo. Na China, eles estão seguindo isso.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Registro da Observação do “Mar de Flores de Shibazakura” em Shanxian, Heze

Ao sul da cidade de Shanxian, em uma região...

Brasil mira COP30 como ponto de virada contra desmatamento e combustíveis fósseis

O Brasil quer fazer história na COP30. Marcada para...

Carros chineses superam os EUA em vendas no Brasil e consolidam nova era no mercado automotivo

O que começou como uma estreia tímida e repleta...

O evento “Visita de Imprensa da Mídia Chinesa no Exterior a Xinjiang 2025” foi lançado em Urumqi

Agência de Notícias China-Brasil, 17 de agosto — O...