back to top
20.5 C
São Paulo
domingo - 20 abril 2025 - 16:23

Brasileiro que mora na China relata caos em meio a enchentes: ‘há dias sem água nem luz’

A cidade de Zhengzhou, na província central de Henan, na China tenta se recuperar nesta quinta-feira (22) das fortes chuvas torrenciais que atingiram a região nos últimos dias.

Ao menos 164 mil moradores da metrópole precisaram ser removidos de suas casas por estarem em áreas consideradas de risco, e as equipes de resgate atuam nas zonas mais afetadas.

O paulista Luís Enrique Batista Ribeiro, de 41 anos, mora em Zhengzhou e relata, em entrevista ao G1, um cenário caótico, com túneis inundados e quedas no abastecimento de energia.

Ribeiro relata uma pausa nas chuvas, mas diz que a “situação está precária” e que ainda há uma preocupação de que volte a chover nos próximos dias.

As autoridades meteorológicas chinesas consideraram as chuvas dos últimos dias como as mais fortes em mil anos.

Sem luz e água

O professor conta que está sem água e energia elétrica no condomínio onde vive – e que também não há previsão para a volta do abastecimento.

“Onde eu moro, no centro da cidade, está tudo bem”, diz Ribeiro. “Meu prédio está sem eletricidade e água. Os elevadores voltaram há pouco a funcionar, mas os apartamentos continuam sem energia.”

Para se comunicar, ele precisa descer até um restaurante onde consegue carregar seu celular. “Graças a Deus o elevador voltou a funcionar”, diz.

Ele conta que a previsão é de que muitos pontos da cidade, que não têm eletricidade, continuem assim até o fim de semana – mas que a volta no abastecimento de água potável pode demorar até um mês.

Metrô inundado

Ribeiro comenta que a imagem do metrô inundado que circula pelas redes sociais é da linha amarela, que passa a apenas duas quadras da sua casa.

Ele conta também que faz parte de um grupo de moradores no WeChat (uma espécie de WhatsApp chinês) que vem trocando informações sobre a situação após as chuvas e diz que há muita preocupação com deslizamentos.

“Estão alertando que a qualquer momento podem surgir ‘sinkholes’ [buracos provocados por deslizamentos de terra], que a gente tem que ter muito cuidado quando dirigir”, diz Ribeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,9168
CNY
0,8096
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Após tarifaço de Trump, exportações da China crescem 12,4% em março

As exportações da China registraram um crescimento expressivo de...

Yushu celestial: onde a poesia nasce das águas que correm da origem do Yangtzé

Existe uma cidade onde as montanhas cobertas de neve...

EUA devem avançar com passos mais firmes para corrigir seus erros

Neste fim de semana, a política tarifária dos EUA...

Estudantes estrangeiros conhecem de perto a cultura e a economia da peônia em Heze

Nos últimos dias, o Distrito de Mudan, em colaboração...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado