Teve mais Brasil nesta quarta-feira nas Olimpíadas de Pequim. Michel Macedo, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera foram às pistas nos Jogos, mas não conseguiram completar suas provas. Os três acabaram desclassificados e finalizaram sem uma colocação final. Confira como foi o dia de competições na China, que também teve a festa de bicampeã olímpica na patinação de velocidade em pista curta.
Michel Macedo cai na segunda descida
Michel Macedo finalmente estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Depois de ficar isolado por mais de dez dias por Covid-19, conseguiu a liberação para competir nesta quarta-feira no slalom do esqui alpino. O brasileiro fez uma primeira descida animadora, porém caiu logo no início na segunda descida e perdeu a chance de obter a melhor colocação do Brasil na prova – o 48º lugar de Hans Egger em Albertville 1992.
“Obviamente fiquei um pouco desapontado com o resultado. Deslizei em cima e não consegui terminar, mas fiquei muito feliz de poder competir depois dessa confusão toda com a Covid e tirar o que podia dessa prova. Fiquei positivo com esse resultado por saber que estou esquiando bem”, disse o cearense.
Por não ter completado a prova, Michel ficou sem classificação oficial. A medalha de ouro foi para o francês Clement Noel. Johannes Strolz, da Áustria, ficou com a prata, e o norueguês Sebastian Foss-Solevaag completou o pódio. Lucas Braathen, norueguês filho de brasileira e apontado como sensação do esporte, não concluiu nem a primeira descida.
Jaque Mourão e Duda Ribeira ficam para trás
O frio intenso fez a organização antecipar a prova. Com -15ºC no termômetro e condições duríssimas no Centro de Cross Country de Zhangjiakou, o Brasil disputou pela primeira vez uma prova por equipes no esqui nas Olimpíadas de Inverno. O feito inédito, no entanto, chegou ao fim com uma frustração. Ao serem alcançadas pelas líderes do sprint por equipes feminino, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera foram desclassificadas da disputa.
O ouro ficou com a Alemanha, com 22min09s8, após uma arrancada espetacular de Victoria Carl por fora na reta final. Suécia (+0s17), antes favorita, e Comitê Olímpico Russo (+0s71) completaram o pódio.
Esta pode ter sido a última prova olímpica de Jaque, que disputou oito edições dos Jogos entre Verão e Inverno – ela no entanto, afirma que seguirá avaliando a carreira ano a ano na tentativa de ajudar o Brasil na classificação rumo a Milão-Cortina 2026. Em Pequim 2022 a veterana foi a 82ª nos 10km estilo clássico e a 84ª no sprint. Duda foi a 90ª e a 88ª colocada nas respectivas provas.